Macnica DHW realiza o 1º Encontro do Programa Universitário Altera na América do Sul Macnica DHW realiza o 1º Encontro do Programa Universitário Altera na América do Sul


 

Macnica DHW realiza o 1º Encontro do Programa Universitário Altera na América do Sul

Cíntia P. Miranda

Jornalista

cintia.miranda@macnicadhw.com.br

A empresa Macnica DHW, gestora do Programa Universitário Altera e Centro Oficial de Treinamento Altera, realizou na última semana (01), o 1º Encontro do Programa Universitário Altera da América do Sul. O Encontroque fez parte da programação do maior evento de microeletrônica do país, o 27º Symposium on Integrated Circuits and Systems Design, realizado de 01 a 05 Setembro em Aracaju, teve como objetivo reunir professores e pesquisadores que fazem parte do Programa para trocar informações através das palestras e debates promovidos entre representantes da Universidade, Indústria, SENAI SC e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para palestrar em nome da Academia foi convidado para o evento o Professor do Curso de Engenharia Elétricada Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fabrício Campos, que falou sobre a utilização do FPGA nas atividades de Ensino e Pesquisa. Campos explicou que a UFJF desenvolveu um projeto inovador utilizando a rede elétrica para transmissão de dados e voz, permitindo o acesso facil à internet para milhares de residências e empresas que não possuem infraestrutura de cabo, fibra ótica ou cobertura móvel. Ele ressaltou que a parceria com a Altera e a Macnica DHW foi fundamental para que a equipe de engenheiros pudesse implementar a solução. "Temos muito orgulho deste projeto pois transformamos um sonho, uma ideia, em algo real, algo que o mercado irá se beneficiar. O apoio da Altera e da Macnica nos possibilitou além da tecnologia adequada, a capacitação da equipe, suporte e auxílio no desenvolvimento do projeto", destacou.

O projeto denominado de Modem PLC está em fase de licenciamento para que em pouco tempo possa ser introduzido ao Mercado.

Para falar sobre o cenário da Indústria, o evento contou com a presença do Engenheiro Celso Luis de Souza, Especialista de Desenvolvimento da Empresa Reason Tecnologia, recentemente adquirida pela Multinacional Alstom. Celso abordou sobre "A Lógica Programável como veículo de inovação". O Engenheiro ressaltou a importância da Lógica Programável para criar produtos inovadores e competitivos no Brasil e explicou que a Reason vem desenvolvendo produtos inovadores no Mercado de distribuição de energia, e que num dos projetos mais recentes (relé de proteção) a empresa conquistou o Mercado com um dos melhores produtos nesta categoria.

Os presentes no evento também puderam contar com a visão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação através da participação do Especialista da Secretaria de Política de Informática e Automação (SEPIN), Alessandro Augusto Nunes Campo, que explanou sobre o atual contexto do Mercado eletrônico no Brasil e no mundo e também sobre a importância estratégica do Mercado de Semicondutores para a economia do país.

Após as apresentações, o Coordenador de Núcleo do SENAI SC, Jairo Nunes de Freitas, juntou-se ao grupo de palestrantes para participar do painel de debates que possibilitou aos participantes elaborarem perguntas e discutirem melhor sobre os assuntos abordados.

Para o Presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem de Sousa, o 1º Encontro do Programa Universitário Altera foi também o primeiro passo para integrar as Universidades ao grande benefício que é esta tecnologia inovadora e que precisa ser rapidamente absorvida pelas Instituições de Ensino e Pesquisa do país para que possamos repassar para o Mercado especialistas nesta área, o que segundo Petrassem refletirá automaticamente em inovação e efetiva competitividade da Indústria brasileira.  

O evento promovido pela Macnica DHW com o apoio da Altera Corporation, já tem data marcada para sua próxima edição que fará parte da agenda do SBMICRO 2015, que ocorrerá em Setembro em Salvador.