Macnica DHW - News Macnica DHW - News


Macnica DHW é gestora do programa universitário Altera

A disseminação de conhecimentos tecnológicos, especialmente sobre FPGA (lógica programável), é uma das tarefas que a Macnica DHW leva bastante a sério, porque faz parte de sua missão ser instrumento de inovação para a indústria de tecnologia. Exatamente por isso, a empresa é gestora, desde 2009, do Programa Universitário Altera na América do Sul.

De acordo com a gerente de marketing e treinamento da Macnica DHW, Cíntia Miranda, através do programa, a empresa vem plantando uma semente, que é a ampliação do conhecimento sobre FPGA visando diversas aplicações tecnológicas no presente e no futuro. “Incentivamos os laboratórios a participarem do Programa Universitário porque ele visa facilitar e estimular o uso da tecnologia Altera nas atividades de ensino e pesquisa nas universidades, escolas técnicas e centros de pesquisa e ensino”, observa.

A ideia é poder fornecer diversos benefícios para os professores e laboratórios, na forma de acesso gratuito a licenças de software, material didático para uso em sala de aula e laboratório. Outro benefício para os laboratórios inscritos no programa, segundo a gerente de marketing e treinamento da Macnica DHW, é a doação de alguns kits de desenvolvimento para que o professor já possa fazer uma espécie de “test drive” com a placa.

Na opinião de Cíntia, há ainda muita carência de conhecimento nas universidades sobre FPGA. Dessa forma, elas acabam não acompanhando o mercado que utiliza tecnologia de ponta. ”Para reverter esse quadro, o primeiro passo é levar conhecimento ao professor para que ele repasse a seus alunos o que há de mais moderno dentro da tecnologia oferecida no mercado.”

Parceria Antiga

Há mais de 30 anos a Altera vem se relacionando com as universidades, estabelecendo parcerias com base na fidelidade e credibilidade. Segundo a gerente de marketing e treinamento da Macnica DHW, grande parte das universidades brasileiras que lidam com tecnologia já se relacionam com a Altera. “É claro que ainda há muito espaço a ser desenvolvido dentro do nosso planejamento, mas estamos atingindo nossos objetivos progressivamente.”

Cíntia faz questão de observar que a inscrição no Programa Universitário Altera é exclusivo para professores  e seus laboratórios. Assim, uma mesma universidade pode ter mais de um  laboratório inscrito. “No site da Altera o professor pode inscrever o seu laboratório. Após fazer sua inscrição, nós recebemos o pedido. Aqui coordenamos a doação de acessórios e kits. Já as licenças  e o material são  repassados diretamente pela Altera”, esclarece a gerente.

O Programa Universitário da Altera fortalece o objetivo da Macnica DHW que, além de distribuir os componentes eletrônicos Altera, treina e equipa as universidades, de modo, a preparar os alunos (futuros profissionais), no que há de mais novo em tecnologia no mercado eletro-eletrônico.