Macnica DHW Macnica DHW


Nova familia Intel de reguladores chaveados digitais da Enpirion EM21xx Digital PowerSoC

A Intel/Altera está lançando uma nova família de dispositivos conversores DC-DC altamente integrados (PowerSoC), a família EM21xx.

Voltada para soluções embarcadas que necessitem de alta eficiência, baixo ripple e para as FPGAs mais novas que precisam, por exemplo, de consumo de corrente alto, tensão de alimentação baixa, necessidade de baixo ripple e tempo de resposta a transientes muito pequenos, a Intel® oferece esta nova solução de conversores de energia que é totalmente digital da série Intel Enpirion® Power Solutions.

Os produtos dessa nova família possuem características como alto desempenho na conversão de energia, programabilidade via interface digital PMBus, capacidade de telemetria, alta eficiência e alta densidade de potência necessárias para se obter o máximo de sistemas embarcados de alto desempenho - com a mesma simplicidade e facilidade de uso que é padrão em todos os PowerSoCs da Enpirion.

As principais características desta nova geração de conversores são:

Otimizado para alimentação de FPGAs:

 - <0,5% de precisão e <1% de ripple, excedem os requisitos de potência estática FPGA

 - <3% de erro durante transiente de corrente, excedendo os requisitos de potência dinâmica para FPGAs
  - Definido, projetado e validado como uma solução completa com sistemas FPGAs Intel

 - Podem ser usados em qualquer sistema que precise de alta corrente de entrada e baixa tensão e que tenha necessidade de baixo ripple e baixo erro.

Otimizado para facilidade de uso:

  - Fator de forma altamente integrado e pré-carregado com configurações otimizadas para compensações de desempenho e custo, permitindo os benefícios do acesso e configuração pela interface digital sem a complexidade inerente em projetos de sistemas conversores de energia digitais discretos.
 

 - Disponibilidade da ferramenta gráfica de interface com o usuário, o Intel Enpirion Digital Power Configurator, que permite aos projetistas programar, testar e personalizar qualquer PowerSoC digital da Enpirion com uma única ferramenta.
 

- Família de opções compatíveis, com mesma pinagem e mesmo encapsulamento, para 20A, 30A e 40A, permitindo escalabilidade, reutilização e flexibilidade de projeto.

Otimizado para projetos de placas e de sistemas:

  - A necessidade de menos capacitores de alta capacitância, tanto na entrada quanto na saída do regulador, permite a criação de projetos mais compactos, confiáveis e econômicos.
   - A eficiência elevada desta solução permite um projeto térmico mais simples, com nenhuma redução da corrente de saída até a temperatura de operação informada no manual, eliminando assim a necessidade de uma fonte maior para prever reduções de desempenho em temperaturas mais altas na sua fonte de alimentação, ou a necessidade de se usar um dissipador de calor volumoso e caro.
   - O tamanho total reduzido da solução, de apenas 360 mm2, permite um projeto de PCB compacto  e o posicionamento da fonte mais próxima à carga, reduzindo assim as perdas na placa.

 

Veja ainda:

Link para a página da Enpirion desta família:

https://www.altera.com/b/enpirion-em21xx-digital-powersoc-family.html

Link para os produtos individuais desta família:

Link do EM2120 : https://www.altera.com/products/power/devices/powersoc-dc-dc-step-down-converters/em2120.html

Link do EM2130 : https://www.altera.com/products/power/devices/powersoc-dc-dc-step-down-converters/em2130.html

Link do EM2140 : https://www.altera.com/products/power/devices/powersoc-dc-dc-step-down-converters/em2140.html