Macnica DHW - Notícias e Eventos Macnica DHW - Notícias e Eventos


Macnica DHW incentiva competições e eventos acadêmicos

A Macnica DHW é gestora do Programa Universitário e Centro Oficial de Treinamento Altera na América do Sul. Cerca de 1500 Instituições de Ensino e Pesquisa estão cadastradas e usufruem dos benefícios que o programa oferece. Para fazer parte, basta fazer o cadastro no site www.altera.com, somente o professor pode fazer o registro, é necessário utilizar o email institucional.

 Além de administrar os benefícios do Programa, a Macnica DHW procura atender às Instituições participando de palestras, mini-cursos, realizando workshop e apoiando alguns eventos. Neste ano a empresa já apoiou algumas Instituições como:

 

XXXIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações.

O Simpósio reúne tradicionalmente profissionais, pesquisadores, professores e estudantes da área e é o principal fórum de discussão dos avanços na área de telecomunicações no Brasil. O evento ocorre de 01 a 04 de Setembro e conta com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

SBMICRO 2015- SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROELETRÔNICA.

O SBMICRO é o maior evento acadêmico de microeletrônica do país e conta com a participação da Altera Corporation através da Macnica DHW desde 2010. O SBMICRO reúne Instituiçoes de Ensino e pesquisa da América do Sul, bem como, alguns segmentos da Indústria que apoiam a área de Eletroeletrônica.

 

Projeto Baja/Universidade Federal de Minas Gerais.

Os estudantes de Engenharia e Controle e Automação projetam, desenvolvem e constroem protótipos de véiculo off-road para competição.Eles venceram a competição de 2014 e agora em 2015 repetiram o sucesso onde conquistaram o 1° lugar geral dentre 76 universidades do país e uma equipe norte-americana. Devido ao resultado na edição nacional, a equipe garantiu  vaga na competição internacional que será realizada ainda este ano em Baltimore, Maryland, EUA.

 

SAE - Fórmula Combustão Universidade Federal de Santa Catarina.

A Fórmula SAE é uma competição entre universidades de engenharia em que os alunos projetam e constroem um veículo do tipo fórmula seguindo um regulamento estabelecido pela SAE ( Society of Automotive Engineers ). Na competição são avaliados diversos fatores, desde projeto até desempenho em pista. Essa competição existe há mais de vinte anos nos EUA e chegou ao Brasil em 2004. A Macnica DHW está auxiliando o grupo de eletrônica embarcada do Fórmula Combustão da UFSC a desenvolver o sistema de aquisição e mostradores de dados do veículo. No futuro também serão desenvolvidos sistemas de telemetria, ECU e suspensão ativa. Tudo isso baseado em tecnologia FPGA Altera. Estão sendo envolvidos alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, Elétrica e Mecânica.

 

 Universidade de Lavras (MG).

O grupo de estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação desenvolvem veículos elétricos e veículos a combustão interna. Eles participam da competição universitária mais conhecida no Brasil, a Maratona Universitária da Eficiência Energética que acontece todos os anos no kartódromo internacional de Interlagos. O ano passado o evento contou com mais de 500 alunos, 73 carros e 48 Universidades. Este ano a Maratona acontece em Dezembro.