Macnica DHW - Notícias Macnica DHW - Notícias


Treinamento em Tecnologia FPGA Altera

Quem fez, o que diz:

 

“A grande experiência da Macnica DHW e o fato de serem parceiros oficiais da Altera permitiram um treinamento de alto nível. O treinamento abordou com exemplos e exercícios práticos desde os itens simples aos mais complexos, exemplificou boas práticas de design, o que faz toda a diferença em um desenvolvimento.

Mostrou também o imenso poder das ferramentas de EDA Altera para nos auxiliar no desenvolvimento.

Conheço a tecnologia FPGA dos projetos onde atuo no mercado da indústria eletrônica a 15 anos. Os componentes de lógica programável como FPGAs e CPLDs estão presentes em praticamente todos os produtos de alto valor agregado e desempenho como: Servidores, CPUs dedicadas, Placas de Telecomunicações, etc.

Estes componentes possuem grande flexibilidade, podem condensar lógicas complexas poupando áreas em uma PCB ou mesmos viabilizando circuitos que dificilmente poderiam ser implementados sem uma tecnologia como esta. Aliada a esta flexibilidade está o desempenho, pois o que é projetado para estes componentes é hardware”.

Alexandre Fernandes, engenheiro.

 

“Para os alunos iniciantes na área, foi o primeiro contato com um método de projeto de circuitos eletrônicos digitais em FPGA. Já para os alunos de fases mais avançadas do curso de graduação, foi uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos adquiridos em disciplinas e em projetos de iniciação científica. Considerando que a tecnologia de FPGA é a base para o desenvolvimento rápido de sistemas integrados em silício, o treinamento ajudou a acelerar a formação dos estudantes nessa área”.

César Zeferino, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação da UNIVALI, campus Itajaí (SC)

 

“A experiência que adquiri no curso foi fascinante. Meu conhecimento nesta tecnologia é relativamente baixo, o que conheço é somente derivado das aulas de Circuitos Digitais e Arquitetura e Organização de Computadores no curso de Ciência da Computação. Participando de apenas 01 módulo do Treinamento, ficou bastante claro que a área é extremamente rica em conteúdo e que num primeiro contato se mostra como algo difícil de se entender porém, muito interessante. O curso foi capaz de atender meu interesse sobre esta tecnologia e também de preencher minha curiosidade sobre o que constitui o tema num nível mais profissional”.

Augusto Pluschkat, estudante.