Detecte problemas na linha de produção antes deles ocorrerem

A SENSPIDER foi projetada pela equipe de desenvolvimento da Macnica no Japão. Trata-se de um equipamento que combina funções como Sistema de Aquisição de Dados, Concentrador de Dados (Gateway) e Edge Computing em uma mesma plataforma. É ideal para aplicações de aquisição e processamento de dados em ambiente industrial, por sua robustez, flexibilidade e arquitetura otimizada.

 

A Senspider pode adquirir dados de sensores analógicos altamente precisos, como sensores de vibração de banda larga, processar localmente e entregar na saída dados que foram tratados utilizando IA.

Com o equipamento é possível desenvolver soluções para detectar anormalidades na linha de produção para manutenção preditiva utilizando IA num curto espaço de tempo e com baixo custo. Soluções desta natureza podem ser utilizadas nas fábricas de máquinas-ferramentas, máquinas industriais e clientes de manufatura.

Convencionalmente o monitoramento de condições de máquinas-ferramentas e/ou máquinas industriais exigiu um sistema de registro de dados que combine vários dispositivos de acordo com as características do dispositivo ou sensor de destino. Isso é facilmente implementado com a SENSPIDER que, além de coletar os dados, possibilita o tratamento dos mesmos.

Em uma unidade estão integradas as funções de amplificador, registrador de dados, terminal de computação, fonte de alimentação do sensor e interface de comunicação externa.

Além disso, estão disponíveis três tipos de placas de interface, um sensor de vibração de alta velocidade, um sensor de uso geral e um sensor de temperatura, e a interface de entrada do sensor pode ser personalizada em até 8 canais, de acordo com as necessidades do cliente.

Com a instalação de um processador de computação de ponta (edge) instalado, as funções de processamento local de dados, como algoritmos de IA, podem ser expandidas.

Ao combinar os três tipos de placas de interface, você pode personalizar qualquer interface de sensor de até 8 canais, como por exemplo, entrada de sensor de amostragem de alta velocidade, ideal para detectar anormalidades nos objetos em rotação.

As funções de processamento local de dados, como algoritmos IA, podem ser expandidas com um pequeno produto incorporado ao equipamento sensor.

Conheça algumas aplicações deste produto:

1) Usado por fabricante de máquinas-ferramenta e/ou máquina industrial para detecção de anormalidades e manutenção preditiva, considerando não apenas para aquisição de dados, mas também para o tratamento dos dados para cada produto individual de cada fabricante de máquina-ferramenta / máquina industrial. Isso pode ser feito implementando algoritmos personalizados, contribuindo para reduzir o período de desenvolvimento do produto e reduzindo os custos de desenvolvimento.

2) Introduzindo a digitalização de equipamentos na indústria de manufatura em fábricas inteligentes, detecção de anomalias usando IoT e IA, manutenção preditiva etc. A SENSPIDER é capaz de responder a várias entradas de sensores e obter dados de detecção de equipamentos importantes em uma unidade, contribuindo muito para deixar às fábricas inteligentes e os processos ágeis!

Principais Características:

  • Multifuncional e Compacto

Com dimensões: Largura – 150 mm, Profundidade – 85 mm e Altura – 100 mm. Uma vez instalado é compacto o suficiente para esquecer sua existência. Amplificadores de sensor, registradores de dados, terminais de computação (PCs, etc.), fontes de alimentação de sensor e interfaces de comunicação externa necessárias para o monitoramento são integrados em uma unidade.

  • Fornece os dados para IA de forma fácil e flexível

Em vez de coletar e salvar todos os dados, a SENSPIDER permite analisar apenas os dados necessários para aplicar a IA, deixando pós-processamento muito mais fácil. 

  • Análise de dados rápida:

É aqui que a computação de ponta entra em jogo, os dados obtidos com o SENSPIDER são analisados no local, isso é útil para manutenção preditiva de equipamentos e detecção de anormalidades.

  • Compatível com todos os sensores analógicos

A SENSPIDER possui 4 slots de expansão. Ao instalar "Placa de interface de sensor de vibração de alta velocidade", "Placa de interface de sensor de temperatura" e "Placa de interface de sensor de uso geral", ele pode suportar quase todos os sensores analógicos no mercado.

  • A amostragem em alta velocidade é surpreendente, corresponde a um sensor de vibração de banda larga que pode realizar amostragens em alta velocidade. 

Para mais informações sobre a Senspider, entre em contato conosco: faleconosco@macnicadhw.com.br ou (48) 32255052