Ergonomia: Solução para melhorar o rendimento e o bem-estar no trabalho

O bem estar e o conforto não são características que buscamos apenas em nossas casas, mas também em nosso local de trabalho, afinal, é ali que geralmente passamos a maior parte do nosso tempo.

Ergonomia, de maneira resumida, pode-se entender como estudo da relação que existe entre o homem e a forma que ele executa seu trabalho. Iniciativas como prover estações de trabalho que se adaptem ao dia a dia do colaborador melhoram as condições de trabalho e trazem mais eficiência ao sistema produtivo.

O principal objetivo da Norma Regulamentadora 17 (NR17) é aumentar o conforto, a segurança e a saúde do trabalhador. Em seu texto se encontram medidas que devem ser tomadas pela empresa/fábrica para prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir riscos. 

Pessoas que desempenham atividades sentadas, alternando com atividades em pé ao longo do dia, precisam de estações de trabalho que ofereçam comodidade e ergonomia. Essas características podem ser encontradas em bancadas que permitam ao colaborador fazer ajuste de altura facilmente.

Uma bancada que permite estes ajustes, incluindo a altura do monitor, visam atendem as normas de ergonomia da NR17, e o melhor, podem transformar a saúde e a disposição das pessoas no trabalho. 

A Macnica DHW já desenvolveu alguns projetos para seus clientes com estas funcionalidades. Segundo um dos engenheiros da empresa, foi criada uma solução para que o ajuste da mesa fosse feito com controle mobile, desta forma, os comandos são transferidos utilizando comunicação Bluetooth Low Energy (BLE), diminuindo o consumo de energia na comunicação.  Com o controle mobile para o posicionamento da mesa, o usuário pode regular a altura de acordo com a atividade a desenvolver. “Este sistema foi desenvolvido com microcontrolador MCU ARM Cortex-M0 da Zilog”, destacou o engenheiro.  

A Macnica DHW possui know-how para desenvolver a placa controladora e o software embarcado da bancada ajustável, entregando desta forma, um sistema pronto para que empresas aumentem o bem-estar e o rendimento de seus colaboradores no trabalho. 

* A fabricante Ampak possui em seu portifólio módulos BLE.