União do Big Data e IoT geram dispositivos ainda mais inteligentes

O crescimento do ambiente online está gerando um aumento no fluxo de dados produzidos e o Big Data, como campo de estudo e comportamento, reúne esses dados e através do IoT estimula a criação de dispositivos cada vez mais complexos.

 

Big Data se tornou uma ferramenta indispensável para reunir um grande volume de informações e gerar conteúdo ou dados, com ênfase em análises avançadas. A interação entre os usuários no ambiente online, que cresceu absurdamente nos últimos anos, gerou uma série de informações que, atualmente, é trabalhada por diversos setores. Essas informações, tem a vantagem de crescer em volume, velocidade e variedade cada vez maior. O termo Big Data existe há algum tempo e está ligado a maneira como esses dados são analisados e processados gerando precisão, velocidade, tamanho e estrutura. A interação entre Big Data e Internet das Coisas- IoT na sigla em inglês, vai influenciar ainda mais o comportamento do consumidor, pois, ambos se convergem para gerar dispositivos inteligentes a partir de dados gerados por todas as pessoas.

A Macnica tem em seu portifólio as linhas FogHorn e LiveEarth, plataformas que permitem este tipo de integração de dados que geram resultados incríveis para o cliente, pois além do Big Data, as plataformas tem a possibilidade de visualizar tudo isso num dispositivo móvel e poder tomar decisões não só assertivas, mas muito mais rápidas.

Além da integração dos dados, a FogHorn permite aplicar Inteligência Artificial no dispositivo de borda, o que é essencial em aplicações de baixa latência. No mesmo sentido, a Live Earth, permite a visualização dos dados anteriores na tela do dispositivo, ou seja, é possível visualizar o que antecedeu determinado sinistro.

Com o crescimento do ambiente online, as pessoas estão permanecendo conectados cada vez mais, resultando em um aumento no fluxo de dados produzidos. O Big Data, como campo de estudo e comportamento, reúne esses dados encontrando valor neles. O mundo da Internet das Coisas- IoT envolve o desenvolvimento de dispositivos que podem se conectar e gerar dados entre si. A geladeira e a cafeteira poderão se conectar para informar que faltam leite e café e, esse resultado, será fornecido pelo Big Data. No mercado, já existem sistemas com Internet das Coisas- IoT capazes de gerenciar freezers e geladeiras comerciais, por exemplo, para indicar a falta de estoque, temperatura e falhas ou necessidades de manutenção.

A Macnica possui em seu portifólio muitas linhas que permitem a implementação de soluções que integram os dados gerados na sua casa e os transformam em informação para o usuário (Casas Inteligentes). Seja na hora de automatizar processos como regular a temperatura da casa para a desejada ou para distribuir o consumo de energia da casa de acordo com o horário do dia, como por exemplo, acionar o sistema de irrigação do jardim a noite. 

Os sensores distribuídos pela Macnica DHW estão presentes em diversos dispositivos agregando tecnologia, aumentando a velocidade de tráfego dessas informações e fazendo com que o Big Data exercite sua alta capacidade de armazenar, processar e obter valor das informações sensoriais coletadas. O resultado dessa interação irá beneficiar vários setores da economia, tanto os que lidam com dados e informações fornecidas, como aqueles que buscam implementar soluções de Internet das Coisas nos produtos, buscando maior produtividade, eficiência, redução de custos e maior lucratividade.

Pode parecer uma realidade distante e, talvez, algo sem importância que os dispositivos saibam as preferências e tenham informações sobre o comportamento do usuário, porém, este será o futuro da tecnologia. Os dispositivos irão se conectar e trabalharão juntos para condensar informações relevantes ajudando as pessoas na tomada de decisão, modificando hábitos e até os gastos. Por isso, o desenvolvimento de tecnologias trabalha a favor das empresas, buscando estratégias para aplicar os dados gerados a todo momento.

A integração entre Big Data e Internet das Coisas- IoT vai gerar uma revolução na maneira como lidamos com a tecnologia no dia-a-dia. As empresas trabalham para obter informações valiosas sobre hábitos, comportamentos e as necessidades comuns dos consumidores, afinal, este está sendo um dos caminhos para agregar valor ao produto. A tendência é que o volume de informações geradas cresça ainda mais, já que nos próximos anos bilhões de dispositivos estarão conectados produzindo dados.

 

Leia também: 

IEI : Soluções flexíveis e altamente integradas para cidades inteligentes

IoT - Portos com soluções inteligentes

Teste para validação do equipamento para controle de aterramentos temporários para redução da falha humana é concluída com sucesso

Para ver mais notícias sobre as soluções oferecidas pela Macnica DHW, clique Aqui