IoT para rastreabilidade

IoT oferece uma solução inteligente para problemas de rastreabilidade

A rastreabilidade na Industria 4.0 é definida como a capacidade de usar a tecnologia da informação para acompanhar os movimentos do produto, o que implica em facilitar e aumentar o controle de qualidade, gerenciar o ciclo de vida de produtos, melhorar a eficiência em toda cadeia produtiva, entre tantos outros benefícios.

A rastreabilidade também está relacionada ao monitoramento em tempo real de posição de objetos e ativos, permitindo que se possa acompanhar o deslocamento remotamente.

Independente da aplicação relacionada a rastreabilidade, é muito importante destacar a segurança dos dados e informações que são transmitidas.

Destacamos algumas das nossas fabricantes:

Radioenge, Quectel, Telit, Semtech, Fanstel, Espressif Transmissão de dados
Live Earth, N3N Inteligência artificial e análise de dados
Crocus, Sensirion, Kodenshi, Maxim, Analog Devices Sensores
Nuvoton, GigaDevice Processamento de dados e sinais
Algumas fabricantes do portifólio Macnica DHW

Aplicações IoT para rastreabilidade

IoT e tecnologias de comunicação wirelesss podem ser integradas em uma única solução poderosa para rastreamento de ativos em tempo real. Isso poderia resolver os problemas de verificação e rastreamento de registros que continuam a assombrar o setor de logística, mesmo na era digital.

Atualmente é difícil para entidades individuais rastrear componentes ao longo de toda a cadeia de abastecimento. A incapacidade de ter a rastreabilidade adequada dos componentes que estão sendo enviados pela cadeia deixa uma grande quantidade de informações poderosas em tabelas que poderiam ser usadas para alimentar sistemas de big data e economizar dinheiro.

Benefícios de IoT para logística

A Internet das Coisas (IoT) oferece uma solução poderosa para problemas de rastreabilidade: a localização e status de ativos.

IoT é uma tecnologia emergente que encontra mais e mais aplicações a cada dia, traz ferramentas de rastreamento de componentes e aquisição de dados que não são possíveis com os métodos tradicionais de rastreamento manual.

As aplicações potenciais para essas ferramentas são quase ilimitadas. Com a riqueza de informações fornecidas pelos dispositivos IoT, muitas melhorias podem ser implementadas.

Um dos maiores usos potenciais para dispositivos IoT é rastrear mercadorias e componentes em toda a cadeia de suprimentos.

Usando os sensores disponíveis em nossas linhas: CrocusSensirion, KodenshiMaximAnalog Devices, em conjunto com os módulos de comunicação wireless, pode-se rastrear e controlar os materiais ou produtos em toda a cadeia de suprimentos.

Esses tipos de sistemas de rastreamento já estão sendo amplamente utilizados em vários outros setores de transporte, como entrega de pacotes ao consumidor.

Tirando proveito deles em um ambiente logístico, as organizações podem agilizar os prazos de entrega, trazer transparência ao processo logístico e ficar de olho nas mercadorias transportadas ao longo da cadeia.

Por exemplo, os sistemas de localização em tempo real (RTLS) podem determinar a geolocalização de mercadorias que podem variar de veículos a equipamentos de fábrica.

Como regra, o RTLS torna-se parte de um produto incluindo um ponto de identificação wireless (por exemplo, etiquetas); eles enviam sinais que são subsequentemente recebidos pelos leitores. A base para os sistemas RTLS modernos compreende tecnologias de comunicação wireless como Wi-Fi, GPS / GSM, Bluetooth e RFID.

Nosso portifólio oferece uma gama de módulos para comunicação wireless:

  • Wi-Fi – módulos da Espressif, Ampak e Inventek
  • GPS e celular – módulos da Telit e da Quectel
  • LoRa – módulos da RadioEngie e Semtech
  • Sigfox – módulos da ESMT
  • Bluetooth – módulos Telit, Inventek e Soft

Big Data estão transformando todos os setores de negócios

Ao coletar grandes quantidades de dados de cada etapa da cadeia de suprimentos, as organizações serão capazes de maximizar a eficiência em quase todas as etapas e, por fim, economizar tempo e dinheiro.

A maior vantagem emergente aqui é a capacidade das empresas serem proativas em vez de reativas. Ao coletar dados e analisá-los em busca de padrões emergentes, as organizações podem prever tendências e agir para prevenir problemas, melhorar a eficiência e aumentar a receita.

Conectar de forma inteligente diferentes indivíduos, entidades e etapas em uma cadeia de suprimentos resultará inevitavelmente em uma logística melhor e mais rápida de ponta a ponta.

As soluções de processamento de dados e inteligência artificial da Live Earth e N3N são capazes de mostrar na tela do operador todo o processo, além de permitir a criação de alarmes para condições consideradas críticas, permitindo a atuação rápida do gestor.

IoT e tecnologias de comunicação wirelesss podem ser integradas em uma única solução poderosa para rastreamento de entrega em tempo real, na qual os dispositivos IoT recebem e processam os dados de GPS/GSM do ativo para melhorar as rotas de entrega e identificar gargalos no processo.

Aplicar soluções de rastreabilidade IoT na indústria e na logística vai reduzir os custos em todas as áreas e permitir que as entidades tenham maior autonomia no processo.

Essa transformação não está apenas chegando – ela já está acontecendo, e os efeitos positivos dessa transformação continuarão a ressoar em todo o mundo nos próximos anos.

Conheça todas as nossas verticais para Soluções IoT