Segurança do Trabalho: Vídeo monitoramento para controle de áreas de risco

Segurança do Trabalho: Vídeo monitoramento para controle de áreas de risco

Através da Tecnologia, a indústria 4.0 poderá proporcionar mais Segurança no trabalho. Uma das soluções oferecidas pela Macnica DHW é o vídeo monitoramento.

Indústria 4.0

A indústria 4.0 traz mais inteligência para o chão de fábrica.

Considerando conceitos de IIoT (Internet Industrial das Coisas) e IA (Inteligência Artificial), as atividades são integradas.

Enquanto o IIoT conecta “tudo” dentro da fábrica, a IA trata essa informação e responde de acordo com a situação.

Muitas atividades já são automáticas, inclusive realizadas por robôs, tornando o processo mais rápido e seguro.

A interação entre robôs e humanos é cada vez maior, enquanto o primeiro realiza atividades repetitivas e pesadas, o segundo realiza atividades que requer tomada de decisão imediata.

Robôs na Indústria 

Visando a integridade dos trabalhadores, muitos robôs desempenham atividades de risco dentro da indústria metalúrgica, no processo de usinagem, entre outras.

Em outras situações, desempenham atividades pesadas, como deslocar toneladas de material dentro da fábrica.

Em ambos os casos, robôs (braço móvel, robô colaborativo) trabalham lado a lado com humanos.

Essa interação trouxe muitos ganhos para a indústria, como aumento do rendimento da produção, mas por outro lado, também trouxe preocupações com a segurança dos trabalhadores que interagem com os robôs.

Os robôs desempenham extremamente bem suas atividades previamente programadas, mas existe uma lacuna quando o cenário muda repentinamente.

Muitos param suas atividades imediatamente e retornam para a posição de segurança, o que nem sempre pode ser a melhor conduta.

Neste momento, em que situações adversas colocam em risco a vida dos trabalhadores é que a Inteligência Artificial entra para melhorar o sistema. 

Segurança no Trabalho

Ao implementar sistemas de segurança utilizando IA, os dados coletados são tratados rapidamente e uma ação simples pode evitar graves acidentes.

Um exemplo que podemos citar é ação de braços robóticos para efetuar a carga e descarga de material, abertura de forno na indústria metalúrgica, corte e dobra de metais na usinagem, entre outras atividades que podem ser executadas somente pelo braço robótico, evitando acidentes humanos.

Diferentemente dos robôs, os seres humanos agem por instinto e isso pode colocá-los em perigo se entrarem em um perímetro de segurança.

Para evitar acidentes, sem investir em novas máquinas na troca do maquinário já existente, uma opção é a implementação de sistemas de segurança, baseados em IIoT e IA. Desta forma, os dados são coletados por dispositivos IIoT, que monitoram o ambiente.

Após a coleta os sistemas de IA tratam os dados, tomam uma decisão e agem rapidamente para evitar acidentes.

Solução Baseada em Vídeo

Uma das formas de fazer esse monitoramento é utilizando câmeras, capturando e analisando os vídeos em tempo real.

Redes de IA treinadas para identificar situações de riscos podem ser implementadas localmente (sistema edge).

Para os exemplos citados, a utilização do sistema de monitoramento de vídeo é utilizada para parar a operação caso alguma pessoa entre no perímetro de risco ou evitar que as máquinas/robôs se desloquem para regiões com a presença de trabalhadores.

Um sistema com câmeras pode cobrir todo o local desejado. Redes de IA, treinadas para identificar trabalhadores no perímetro de risco, são implementadas localmente e podem contar com sistemas de aceleração por GPU e/ou FPGA.

Nesse tipo de solução para segurança, baseada em vídeo, podemos utilizar os dispositivos da Asus, como a placa Coral Dev Board. 

Coral Dev Board – Asus 

É uma placa de desenvolvimento para prototipagem rápida de dispositivos de ML (Machine Learning).  Com ela é fácil escalar do protótipo à produção com um sistema modular – SoM.

Conheça algumas características da placa:

  • Inferência de ML de alta velocidade e baixa potência (4 TOPS @ 2W)
  • Um sistema Linux completo (executando Mendel, um derivado do Debian)
  • Placa de prototipagem e avaliação para o pequeno Coral SoM (40 x 48 mm)

Solução completa de vídeo

A equipe da Macnica DHW desenvolve a solução baseada em vídeo completa.

É realizado o estudo de caso, definição dos requisitos do sistema, definição do hardware necessário e implementação do software.

Nossos engenheiros possuem experiência na utilização de redes de IA e assim definem as melhores redes para o caso.

Experiência aplicada também nos projetos desenvolvidos com a Intel, da qual somos o Centro de Excelência em IA e High-Performance Computing (HPC) na América Latina.

Macnica DHW é o Centro de Excelência INTEL para Artificial Intelligence e High-Performance Computing na América Latina