Case CGTI - Anilhas IoT

Controle de aterramentos temporários: Tecnologia IoT aplicada para redução da falha humana
Resumo

A segurança do colaborador que trabalha nas linhas de transmissão de energia elétrica é primordial, principalmente quando falamos em procedimentos de manutenção, como troca de isoladores que requerem isolamento temporário do local.

A questão de segurança é importante pois, após o procedimento ser executado, todos os pontos de aterramento devem ser retirados para que nenhum acidente aconteça no momento de religar a rede de transmissão.

Levando a tecnologia IoT - Internet das Coisas- para o ambiente de manutenção em linhas de transmissão de energia, tem-se uma redução de acidentes causados por falha humana.

Problema
  • Alta taxa de acidentes no momento de religação da rede após manutenção em redes de alta tensão. 
  • Perdas materiais e acidentes graves devido a falha na retirada dos pontos de isolamento antes do religamento.
Desafio

Implementar um sistema que identifique todos os pontos de isolamento ativos durante a manutenção, garantindo que o sistema só religue após todos os pontos de isolamento serem retirados. 

Realização

A Macnica desenvolveu todo o sistema de controle de aterramento temporário utilizando tecnologia IoT Industrial.

O sistema consiste em dispositivos edge, chamados de anilhas, que ficam instalados em cada ponto de aterramento e do gateway/maleta que recebem as informações das anilhas e mandam para a nuvem.

Cada ponto de aterramento é monitorado por uma anilha que envia seu status e localização para a maleta ou gateway utilizando a tecnologia SmartMesh, que por sua vez se comunica com a nuvem, enviando o status das anilhas para a nuvem utilizando tecnologia celular. Com isso, o operador na central tem a visão geral da operação através da consulta das informações na nuvem. Ou seja, ele é capaz de ver a localização e status de cada ponto de aterramento na página web desenvolvida, informação importantíssima para realizar o religamento da rede de forma segura, evitando acidentes graves. 

Resultados

Todos os dispositivos foram desenvolvidos, hardware e software, e testados em campo de forma satisfatória. 

A rede SmartMesh otimiza a comunicação entre as anilhas e o gateway, ou seja, garante que o dado percorra o melhor caminho até o gateway, o que foi confirmado em teste de campo. 

Neste caso, quando existiam obstáculos, o sistema apresentou bom resultado na comunicação entre os dispositivos e o gateway.Com este sistema, as taxas de acidentes por pontos aterrados durante o religamento será diminuído drasticamente. 

Pontos fortes da Macnica
  • Know-how em desenvolvimento de hardware e software.
  • Conhecimento sobre as linhas distribuídas para desenvolver soluções de forma rápida e eficiente aos nossos clientes.