IoT para monitoramento e controle industrial

IoT para monitoramento e controle industrial

As redes IoT SmartMesh da Analog Devices são usadas para reduzir drasticamente o custo e a complexidade de sistemas para uma ampla variedade de aplicações, incluindo monitoramento e controle de processos e máquinas industriais.

Alguns benefícios das redes de sensores sem fio (WSN) para automação industrial e controle de processo são: 
•    Reduz os custos de sistemas e infraestrutura com manutenção reduzida e eliminação de cabeamento;
•    Melhora a eficiência do uso de materiais, monitorando e prevendo trocas/reposições;
•    Melhora a segurança do processo, ao automatizar atividades anteriormente não gerenciáveis, com uma solução com fio.

A tecnologia IoT (Internet das Coisas) está cada vez mais presente em ambientes industriais, os quais expõem os equipamentos a diversas intempéries, como altas variações de temperatura, difícil acesso, alta taxa de ruídos, pouca iluminação, entre outras. Este tipo de aplicação exige equipamentos com diferentes características dos equipamentos utilizados, como por exemplo: para automatização domiciliar, controle de iluminação e dispositivos vestíveis. No cenário industrial as redes IoT devem priorizar a segurança, confiabilidade, durabilidade e atualização do sistema.
 
Na indústria características como segurança e confiabilidade tem prioridade na implementação de uma rede de sensores sem fio (WSN - Wireless Sensor Network). O dado medido deve ser transmitido de forma sigilosa, sem que sistemas externos possam usar essa informação. Além disso, o dado deve ter alto grau de confiabilidade, ou seja, a garantia de que o dado recebido corresponde ao dado enviado. Para isso podemos contar com a criptografia dos dados disponível para segurança em comunicação wireless, como o AES128. 

Outra característica atrativa das redes IoT é a localização dos sensores em locais onde a fiação não é viável. Para sustentar esta aplicação os sensores devem ter autonomia de energia, evitando a troca de bateria com frequência. Por exemplo, produtos da linha Smartmesh operam com consumo abaixo de 50µA, viabilizando o funcionamento do nó por anos com apenas duas pilhas AA. 

A fácil configuração do nó sensor via comunicação wireless permite a inclusão de novos nós ou a reconfiguração da rede remotamente sempre que necessário.

Além de transmitir o dado, é preciso ter a informação de tempo. A informação temporal do dado, será de extrema importância para a identificação da sequência de eventos, tempo de transmissão do dado. Este dado é critico em redes de controle, onde a resposta deve ser instantânea e isso pode ser alcançado com o uso de sistemas baseados em TSCH (Time Slotted Channel Hopping), como o WirelessHART.

Sendo assim, não basta ter nós inteligentes se a rede não souber o que fazer com essas informações. Para isso, o SmartMesh Network Manager da Analog Devices não apenas fornece segurança de rede, gerenciamento e otimização de roteamento, mas também permite que os usuários reprogramem os nós, se necessário, fornecendo um caminho de atualização para recursos futuros conforme as necessidades do cliente evoluem.
 

Mais informações clique aqui