Saiba tudo sobre iButtons

Saiba tudo sobre iButtons

O dispositivo iButton é ideal para qualquer aplicação em que os dados precisem de mobilidade, como por exemplo: preso a um chaveiro, relógio ou anel. Um dispositivo iButton pode conceder ao seu proprietário acesso a um prédio, a um PC, a um equipamento ou a um veículo.

Anexado a uma bolsa de trabalho, ele pode medir processos para melhorar a eficiência, como fabricação, entrega e manutenção. 

Alguns dispositivos iButton podem ser usados para armazenar dinheiro eletrônico em pequenas transações, como sistemas de trânsito, parquímetros e máquinas de venda automática. 

O dispositivo iButton também pode ser usado como uma etiqueta de patrimônio eletrônico para armazenar as informações necessárias para controlar o valioso equipamento de capital. 

Com a memória onboard, os iButtons também podem armazenar informações críticas sobre um item ou local, como conteúdo do contêiner, destino de envio ou informações do proprietário.

O que é um iButton?

O dispositivo iButton é um chip dentro de um invólucro de aço inoxidável de 16 mm de espessura. Por causa desse invólucro único e durável, informações atualizadas podem ser carregadas junto com a pessoa ou objeto aonde elas forem. 

O iButton pode ser instalado em qualquer lugar porque ele é robusto o suficiente para suportar ambientes hostis, internos ou externos. 

O iButton é pequeno e portátil o suficiente para ser conectado a um chaveiro, anel, relógio ou outros itens pessoais e pode ser usado diariamente para aplicativos como controle de acesso a edifícios e computadores, gerenciamento de ativos e várias tarefas de registro de dados.

O próprio invólucro atua como contato elétrico do iButton, sendo a tampa o contato de dados e a base o contato de terra. Ambos os contatos estão ligados ao chip de silício em seu interior.

Simplesmente tocando o dispositivo iButton nos dois contatos descritos acima, você pode se comunicar com ele através do protocolo 1-Wire® da Maxim Integrated. A interface de um fio possui duas velocidades de comunicação: modo standard a 16kbps e modo de overdrive a 142kbps.

Cada dispositivo iButton tem um endereço único e inalterável gravado a laser dentro da lata. Este endereço é utilizado como um identificador ou chave para cada dispositivo.

Os iButtons podem incluir memória de leitura / gravação, relógios em tempo real e registradores de dados de temperatura / umidade. 

Eles entregam ou registram dados sempre que necessário. Todo esse poder e capacidade tornam os iButtons ideais para uma ampla gama de aplicações, incluindo registro de dados ambientais, controle de acesso, transações com dinheiro eletrônico e rastreamento de ativos.

Alguns tipos de iButtons:

Registradores de temperatura:

A família de iButtons Thermochron, da Maxim Integrated, são registradores de temperatura que rastreiam a temperatura de ativos ou locais específicos. 

Os registradores de dados Thermochron tornam simples e barato monitorar tudo o que é sensível à temperatura, incluindo produtos farmacêuticos (vacinas, medicamentos, reagentes), alimentos frescos ou congelados (frutas, vegetais, produtos lácteos / sobremesas), itens biológicos (animais, produtos sanguíneos, solo), ou sistemas de aquecimento / refrigeração / congelação. 

O registrador também pode ser usado para fins de controle de garantia em equipamentos que devem ser mantidos dentro de uma determinada faixa de temperatura, ou para registrar os resultados de um processo que deve ser monitorado quanto à conformidade com um perfil de temperatura. 

Como todos os iButtons, o invólucro de aço inoxidável de um registrador de dados Thermochron torna-o robusto, reutilizável e portátil. É tão pequeno que cabe em qualquer lugar e pode oferecer anos de leituras de temperatura confiáveis e altamente precisas.

Registradores de temperatura e umidade:

A família de iButtons Hygrochron, da Maxim Integrated, são registradores de umidade e temperatura. A pequena abertura na tampa do Hygrochron emprega um filtro especial que permite que o vapor de água passe e alcance o sensor interno de umidade, mas repele a água da fase líquida. 

Para aplicações onde tanto a temperatura quanto a umidade são importantes (alimentos, produtos químicos, pós, sistemas HVAC), o iButton Hygrochron oferece desempenho sem precedentes em um tamanho incrivelmente compacto.

Quais são as vantagens dos dispositivos iButton sobre outras tecnologias?

Ao desenvolver uma solução iButton para um aplicativo, você pode considerar muitas tecnologias complementares. Códigos de barras, tags RFID, tarja magnética, prox e smart cards são algumas das possibilidades. 

Ao contrário dos códigos de barras e das tarjas magnéticas, a maioria dos dispositivos iButton podem ser lidos e gravados. Além disso, a taxa de comunicação e a amplitude do produto dos dispositivos iButton vão muito além dos produtos de memória simples normalmente disponíveis com RFID. 

Quanto à durabilidade, o plástico fino dos cartões inteligentes não é páreo para a força do dispositivo iButton revestido de aço inoxidável.

Abaixo seguem alguns de iButtons e acessórios disponíveis em estoque na Macnica e que podem ser comprados diretamente no Mercado Livre: 

- iButton DS1990A-F5+  

Seu perfil em formato de moeda compacto é auto-alinhável com receptáculos de acoplamento, permitindo que o DS1990A seja usado facilmente por operadores humanos. 
Os acessórios permitem que o iButton DS1990A seja montado em praticamente qualquer objeto, incluindo contêineres, paletes e bolsas.

- Suporte tipo chaveiro DS9093AY+

Suporte do tipo chaveiro de baixo custo que segura um iButton. 
O iButton é inserido neste suporte por encaixe de pressão.
O suporte tipo chaveiro oferece uma maneira mais simples de montar um iButton para aplicações que exigem apenas contato momentâneo. 

- Base Leitora De iButton DS9092+

Utilizado para controle de acesso.
Fornece o contato elétrico necessário para a transferência de dados de e para a família DS19xx de iButtons. 
A forma redonda da sonda fornece uma interface de auto-alinhamento que combina prontamente com o aro circular do invólucro do iButton. 
Os contatos de metal resistem ao desgaste e são fáceis de manter limpos.
 
- iButton medidor de temperature DS1922T-F5 e DS1922L-F5

São sistemas robustos e autossuficientes que medem a temperatura e registram o resultado em uma seção de memória protegida.
O DS1922T tem range de temperatura de +20°C até +75°C e o DS1922L de -10°C até +65°C, ambos com precisão de temperatura de ± 0.5°C.
 
- Adaptador USB to 1-Wire/iButton DS9490R

É uma ponte USB e suporte para um único iButton de tamanho F5. 

O iButton é mantido com segurança atrás de uma porta trancada. O DS9490R é uma ponte USB com interface 1-Wire RJ11. 
 
- Capsula de proteção para iButton DS9107

A capsula de proteção é um invólucro mecânico para proteger iButtons do medidores de tempeartura (séries DS1921 e DS1922) contra umidade, solventes e pressão. 
Ela fornece proteção IP68 ao iButton interno. O nível de proteção excede os requisitos "Water Resistant 3 ATM".
 
- Cabo de rede 1-Wire DS1402D-DR8

A série DS1402 de cabos de rede 1-Wire fornece conectividade a qualquer adaptador de 1-Wire do tipo USB, serial ou paralelo. 

Tanto os cabos do iButton como os cabos receptores Blue Dot podem tocar em qualquer iButton, mas só podem conter os iButtons da versão F5. 

As aplicações dos cabos de rede 1-Wire da série DS1402 variam de proteção de software e controle de acesso a gerenciamento de ativos e monitoramento térmico por meio de computadores portáteis.
 
Links resumido de todos os itens citados:

DS1990A-F5+ 

DS9093AY+

DS9092+

DS1922T-F5#

DS1922L-F5#

DS9490R#

DS9107+ 

DS1402D-DR8+