Medidor de Água Inteligente - Smart Water Metering

Medidor de Água Inteligente - Smart Water Metering

 

Em 2015, a Eau du Grand Lyon, França, implementou uma rede inteligente de água usando sensores baseados em LoRa (medidores e correlacionadores de ruído) da Birdz, uma subsidiária da Nova Veolia.

 

A nova abordagem de gerenciamento de água gerou benefícios significativos como a identificação, geolocalização e reparo mais rápido de 1200 vazamentos de água na rede de distribuição.

As soluções também economizam um milhão de metros cúbicos de água anualmente devido ao melhor desempenho da rede de distribuição.

No geral, houve um aumento de 8% na eficiência da rede de água em quatro anos, de 77% em 2014 para 85,2% em 2018.             

Ao implementar uma infraestrutura de medição inteligente composta por sensores e gateways baseados em LoRa, as empresas de serviços públicos podem coletar dados com mais eficiência e agilizar as operações para reduzir custos.

Soluções neste âmbito podem ser implementadas e testadas no Perini Business Park. A Macnica DHW opera um observatório para cidades inteligentes, oferecendo suas atividades como desenvolvedora de soluções.

Quanto a solução de medição de água inteligente LoRa, podemos destacar as seguintes características:

Implantação flexível

Os sensores de medição baseados em LoRa são implantados na infraestrutura existente ao ar livre ou em ambiente interno e oferecem forte conectividade em locais densos da cidade.

Comunicação bidirecional

O protocolo LoRaWAN suporta comunicação bidirecional, permitindo que os sensores e gateways do sistema enviem e recebam mensagens de dados simultaneamente. A comunicação entre gateway-sensor permite que os gerentes detectem automaticamente vazamentos e outras anomalias e desliguem automaticamente as áreas problemáticas para manutenção.

Coleta de dados confiável

A implementação de uma infraestrutura de medição inteligente baseada em LoRa permite que as empresas de serviços públicos colhem dados de maneira mais rápida e eficiente, simplificando a implantação de soluções mais inteligentes e sustentáveis.