Módulo BC95-G NB-IoT é certificado pela empresa Telefónica

Módulo BC95-G NB-IoT é certificado pela empresa Telefónica

A Quectel Wireless Solutions, fabricante de módulos para a Internet das Coisas (IoT), anunciou a certificação pela Telefônica do BC95-G, um módulo LTE Cat NB2 (NB-IoT) que possibilita a troca de assinatura baseada nos padrões GSMA V3.2.

* A Telefónica é controladora da brasileira Vivo. 

A capacidade de troca de assinaturas é muito útil nos setores de medição inteligente (Smart Metering) e nas aplicações em cidades inteligentes (Smart Cities), facilitando a implementação de sistemas de medição inteligente de água, gás e eletricidade e a gestão de resíduos, estacionamentos e iluminação pública, respectivamente.

Os medidores inteligentes tem vida útil entre 10 a 15 anos, e geralmente são instalados em locais de difícil acesso, o que eleva muito o custo de troca de assinaturas. 

Segundo informações da Quectel, a tecnologia de troca de assinaturas pode ajudar muito a simplificar a instalação, a gestão e a segurança dos dispositivos de medição "à prova de futuro", pois viabiliza a atualização de firmware sem necessitar de acesso físico ao dispositivo, além da compatibilidade do módulo com múltiplas frequências e o seu consumo de energia serem extremamente baixos.

Seguem mais alguns benefícios em desenvolver o seu projeto utilizando o módulo BC95.

● Módulo NB-IoT de várias bandas de tamanho compacto

● Consumo de energia ultrabaixo

● Sensibilidade super alta

● O pacote LCC facilita a fabricação de grandes volumes

● Compatível com os módulos Quectel GSM / GPRS M95 e LPWA BC95, fáceis para futuras atualizações

● Incorporado com abundantes protocolos de serviço da Internet

● Tempo de colocação no mercado rápido: designs de referência, ferramentas de avaliação e suporte técnico oportuno minimizam o tempo de design e os esforços de desenvolvimento

Saiba o que já foi realizado utilizando este módulo:

Na declaração dada pela Quectel sobre a certificação do módulo, a fabricante destaca que os benefícios da medição inteligente de água são substanciais para a conservação da água, pois recupera a receita perdida por vazamentos e roubos e reduz os custos operacionais da concessionária. Segundo ainda a Quectel, a tecnologia celular desempenhará um papel importante no crescimento do mercado de infraestrutura de medição avançada de água inteligente. "À medida que mais governos e empresas de serviços públicos procurarem soluções confiáveis e duradouras que possam ser implantadas de maneira rápida e econômica, isso vai acontecer naturalmente”.

Recentemente, a ADGT lançou sua nova série de registradores de dados - DTU20, trata-se de uma tecnologia inovadora projetada para garantir a contabilidade de recursos (água, calor, gás e eletricidade). Este dispositivo fornece coleta automática de dados dos medidores com saída de pulso, armazena leituras na memória não volátil e transmite leituras para o servidor de expedição. 

O dispositivo pode operar por 10 anos com baixo consumo de energia e suporta a criação de sistemas de monitoramento complexos, mesmo em locais distantes. Esses recursos foram desenvolvidos graças ao modem interno baseado no módulo Quectel BC95-G.

O NB-IoT Tracker é um excelente dispositivo de IoT para rastrear ativos internos e externos, com precisão e vida útil alta (até 06 anos de duração da bateria). 

Segundo a Accent Systems, este é o primeiro rastreador GPS com NB-IoT e consiste no Quectel BC95 e no L70-RL, um módulo GPS de baixo custo. O produto oferece soluções para várias verticais de IoT, como Assets Management, AVL, Connected Cow, entre outras.