GigaDevice lança nova série de MCUs com o núcleo Arm® Cortex®-M23 para sistemas embarcados

GigaDevice lança nova série de MCUs com o núcleo Arm® Cortex®-M23 para sistemas embarcados

A nova linha de microcontroladores da GigaDevice é bastante utilizada em equipamentos que exigem medição de alta precisão como: módulos ópticos, conversores fotoelétricos, redes de fibra ótica, sistemas de estações base, instrumentos de precisão, sistemas de controle e automação industrial.

 

A nova série de microcontroladores da GigaDevice integra memória on-chip, temporizadores, conversores de dados e muitas interfaces periféricas em um encapsulamento compacto. Eles estão disponíveis em encapsulamentos de 4 × 4 mm e 3 × 3 mm e são particularmente adequados para aplicações que exigem medição de alta precisão com longos atrasos, como medições de pulso de alta frequência, capturas de formas de onda de largura de pulso longo ou sinais periódicos que produzem grandes atrasos de intervalo. Esse tipo de aplicação é visto em equipamentos de ponta, como módulos ópticos, conversores fotoelétricos, redes de fibra ótica, sistemas de estações base, instrumentos de precisão, sistemas de controle e automação industrial.

Sistema de controle totalmente integrado

O chip fornece até quatro saídas DAC de precisão de 12 bits, eliminando a necessidade de um potenciômetro digital externo, que pode reduzir o tamanho da PCB e o custo da BOM. O GD32E232 também inclui uma unidade de aceleração integrada, juntamente com o multiplicador e divisor de hardware do núcleo Cortex®-M23. Isso permite que o ciclo de trabalho do PWM seja rapidamente calculado e as saídas do DAC possam ser controladas com precisão.

Para melhorar a precisão da medição analógica, o chip integra um ADC de alto desempenho com taxa de amostragem de 2,6MSPS de 12 bits, com até 16 canais reutilizáveis, enquanto suporta a função de configuração de filtragem e resolução de oversampling de hardware de 16 bits. A precisão de amostragem do chip é maior do que produtos similares no mercado.

O recém-equipado Configurable Logic Array (CLA) fornece mais flexibilidade de hardware para aplicativos de campo e pode implementar operações lógicas combinacionais e lógicas seqüenciais simples. Além disso, ajuda a melhorar a eficiência de trabalho da CPU e a melhorar o desempenho em tempo real do processamento de sinal para produtos sensíveis ao custo.

Esses novos recursos de precisão altamente integrados são muito úteis para engenheiros de sistemas de controle industrial, como transceptores ópticos, módulos ópticos e redes de acesso. Os produtos da série GD32E232 podem realizar controle digital totalmente integrado nessas aplicações e garantir controle preciso de unidades ópticas e processos de monitoramento.

Principais recursos do sistema

Os MCUs da série GD32E232 podem permitir que o núcleo Cortex®-M23 execute operações intensivas analógicas em até 72 MHz e estão equipados com recursos periféricos mais padrão para aplicações industriais, incluindo até cinco temporizadores de uso geral de 16 bits, um 16 timer de controle vetorial avançado de 3 bits, que suporta saída PWM trifásica, dois temporizadores básicos de 16 bits e um controlador DMA multicanal. Quanto à interface serial, inclui dois USARTs, dois SPIs, dois I2Cs e um I2S.

O MCU opera de uma fonte de alimentação de 1,8 V a 3,6 V em uma faixa de temperatura industrial de -40°C a + 105°C e está disponível nos pacotes QFN32 e QFN24. Além disso, o MCU da série GD32E232 possui um carregador de inicialização I2C embutido em uma área separada da memória flash para atender aos requisitos de atualização do código do programa em um pacote pequeno e em um layout compacto. Portanto, a interface I2C padrão existente pode ser usada diretamente para baixar programas e atualizações, fornecendo uma solução conveniente para usuários na produção em massa.

Os MCUs das séries GD32E23x incluem GD32E230, GD32E231 e GD32E232, que consiste em três séries e 27 modelos de produtos. Todas as séries são perfeitamente compatíveis em termos de pacotes de software e pinos, o que facilita a implementação da migração, expansão e atualização de código, liberando todo o potencial do núcleo Cortex®-M23.