Como soluções IoT podem beneficiar a área da Saúde

Como soluções IoT podem beneficiar a área da Saúde

Como soluções IoT podem beneficiar a área da Saúde

Eficiência de processos internos, possibilidade de atendimentos remotos, armazenamento de vacinas e medicamentos, controle nas práticas de higiene, é a Internet das Coisas atuando na área da medicina.

A expansão da tecnologia atingiu diversos setores proporcionando soluções e apresentando benefícios para os usuários. Na área da saúde, não é diferente. Muitas ferramentas estão em uso e tem tido diferentes papéis, auxiliando hospitais, clínicas, médicos, pacientes e outros profissionais da área, tanto na rotina diária quanto em funções mais complexas.

Quando conectados à internet, sensores integrados a dispositivos médicos podem coletar informações e dar uma visão ampla sobre sintomas, possibilitando o atendimento remoto, dando mais autonomia aos pacientes.

Para atender a demanda do mercado de Saúde, a Macnica DHW dispõe de fabricantes de ponta como a Maxim Integrated, que oferece uma plataforma de referência para dispositivos vestíveis, como pulseiras para monitoramento dos sinais vitais do paciente.

MAXREFDES103 é uma plataforma que inclui um gabinete e um hub de sensor biométrico com um algoritmo incorporado para medir a frequência cardíaca, a saturação de oxigênio no sangue – SpO2 (MAX32664C) e a qualidade do sono do paciente. Além disso, ele processa sinais PPG do sensor analógico de front-end (AFE) (MAX86141) provendo dados que podem ser transmitidos através do Bluetooth® para um aplicativo Android® ou PC GUI para demonstração, avaliação e desenvolvimento personalizado.

Outras funcionalidades que podem ser aprimoradas com a Internet das Coisas e que podemos destacar são o armazenamento de vacinas, que a partir de geladeiras portáteis, conectados a uma plataforma que monitora a temperatura e umidade, garantem a qualidade do produto e se tornam fundamentais para que as vacinas cheguem em áreas remotas.

A Macnica DHW tem as fabricantes Quectel e Telit que oferecem soluções de geolocalização e comunicação celular, tornando possível o rastreamento da carga em tempo real e acompanhar o seu status.

Os recursos oferecidos pela Macnica DHW através de seu portifólio e de sua equipe de desenvolvimento, possibilitam a elaboração de projetos completos para soluções integradas na área da sáude.