IoT como aliada no mercado de energia

IoT como aliada no mercado de energia

Redução de custos e melhor eficiência da rede elétrica estão entre os destaques da utilização de IoT no setor de energia.

Grandes companhias passaram a investir pesado em tecnologias para melhorar a eficiência do serviço e contribuir com a experiência do cliente. Nesse sentido, a Internet das Coisas (IoT), desponta como uma grande solução, principalmente quando se trata de modernizar o setor de energia

O setor elétrico passou por grandes transformações, adotando a tecnologia como aliada na geração e distribuição de energia. Isso criou um ambiente favorável para o desenvolvimento de aplicações da Internet das Coisas (IoT). Já é possível traçar um panorama onde os eletrodomésticos serão interligados por redes de comunicação, com a capacidade de serem gerenciados a partir de um smartphone. A interligação desses objetos irá proporcionar um gerenciamento de consumo de energia inteligente, aumentando a eficiência e reduzindo o consumo.

O Brasil tem características singulares no sistema de transmissão de energia. Grandes linhas atravessam um vasto território para levar energia a lugares remotos. Com IoT será possível monitorar subestações e linhas de transmissão de difícil acesso com conectividade em tempo real. Com isso, se torna mais fácil e rápido descobrir possíveis problemas ao longo do trajeto de transmissão, como por exemplo, identificar se há um cabo rompido ou uma inclinação em determinado trecho, assim, pode ser realizada uma manutenção preventiva, solucionando um problema antes que ele ocorra.

A tecnologia também pode auxiliar os funcionários. É possível monitorar o uso correto e obrigatório dos equipamentos de proteção naqueles que estiverem fazendo a manutenção em redes dentro da cidade. As informações em tempo real são transmitidas para uma central e, a partir disso, o operador saberá analisar qual localização exata do funcionário e qual tipo de serviço está sendo realizado.  Isso pode contribuir para reduzir o número de acidentes de trabalho.

Além disso, a Internet das Coisas está presente nos projetos de manutenção das redes em locais remotos, onde muitos pontos de aterramento são necessários para que a execução da atividade em campo seja feita com a máxima segurança. Entretanto, todos os pontos de aterramento devem ser totalmente retirados antes do re-ligamento da rede para evitar explosões / acidentes e as anilhas de monitoramento em campo garantem que isso aconteça, pois o sistema está interligado com a subestação e assim o operador tem uma visão geral do procedimento em tempo real na sua tela de operação. 

Leia também sobre o Case Macnica DHW: Tecnologia IoT aplicada para redução da falha humana

Medidores Inteligentes

Desenvolver medidores inteligentes requer tecnologia de ponta para garantir o correto funcionamento e segurança para distribuidoras e clientes. Neste contexto, os microcontroladores da Nuvoton apresentam duas áreas para processamento dos dados que garantem a segurança do sistema. Além disso, os medidores inteligentes precisam se comunicar com a central, enviando dados da medição e o estado dos demais sensores presentes no dispositivo, para isso, os módulos NB-IoT da Quectel são uma excelente solução, pois atendem as necessidades do setor em relação a comunicação, garantindo assim uma visão geral de toda região atendida e facilitando as ações de manutenção na rede.

IoT como aliada no mercado de energia