Desafios de Segurança da Indústria 4.0

Desafios de Segurança da Indústria 4.0

Desafios de Segurança da Indústria 4.0

A busca por soluções cada vez mais seguras é algo bem discutido na Indústria 4.0.

As mudanças estão ocorrendo no chão de fábrica, nos processos, no uso dos dados e até mesmo na cultura da empresa, tudo está conectado e precisa de proteção. A tecnologia aplicada na indústria visa maior produtividade, segurança aos colaboradores e crescimento como um todo.

As soluções IoT podem coletar os dados de todo o chão de fábrica, monitorar máquinas 24 horas e com isso se tornar um grande aliado na coleta de dados que quando tratados, são um verdadeiro tesouro para os gestores. Entretanto, tratar estes dados nem sempre é fácil, e é neste momento que a Inteligência Artificial entra em cena, pois através dela é possível tratar grandes volumes de dados e entregar informação rica ao gestor.

Muitas vezes os dados coletados são enviados a nuvem e então processados, o que conhecemos como cloud computing. Plataformas como N3N são capazes de processar um grande volume de dados e mostrar na tela do operador uma visão geral do chão de fábrica, informações que são de extrema importância para o gestor tomar decisões rápidas e assertivas.

Entretanto, em alguns casos, o tempo de transmissão da informação na nuvem inviabiliza o processo e adoção do cloud computing, problema que pode ser solucionado com a adoção do edge computing ou seja, com processamento local, solução que é ideal também para quando a natureza dos dados requer sigilo ou é muito volumosa.

Plataformas e sistemas capazes de processar video e grandes volumes de dados como a FogHorn oferecem ao gestor informação rica localmente e de forma rápida.

Já em outros sistemas os dados devem ser protegidos desde o sensor até o gateway e/ou nuvem, e nesse cenário os microcontroladores da Nuvoton são ótimas soluções, pois apresentam opções que tem segurança de dados implementada em software e hardware. Esse tipo de solução protege a informação na sua origem, evitando ataques cibernéticos que inserem informações falsas no processo. Todas estas medidas tornam a adoção e implementação da Industria 4.0 mais segura e eficaz. Permitindo que as fábricas sejam locais altamente tecnológicos e impulsionem o crescimento da indústria através de processos eficientes e segurança dos colaboradores