Crie seu próprio dispositivo conectado a Alexa

Crie seu próprio dispositivo conectado a Alexa

Crie seu próprio dispositivo conectado a Alexa

Crie seu próprio dispositivo conectado a Alexa. A assistente virtual da Amazon, Alexa, trouxe muitas facilidades para o dia-a-dia das pessoas, através do comando de voz é possível pedir muitas coisas como, por exemplo: músicas, chamar Uber e fazer pedido de refeições.

Imagina se você pudesse criar seu próprio dispositivo para ser comandado via Alexa?

Imaginou criar seu próprio dispositivo conectado a Alexa? Agora vamos implementar!!

A Espressif traz ao mercado o módulo Alexa Connect Kit, o ACK. Com este módulo é possível criar a sua própria solução e integrar ao sistema da Alexa.

Ou seja, você poderá desenvolver uma solução para a sua necessidade e utilizar o sistema Alexa, com comandos de voz para controlar o seu dispositivo.

Solução ACK – Módulo Alexa Connect Kit

O módulo Alexa Connect Kit (ACK) com o chipset Espressif e seu kit de desenvolvimento ESP32-PICO-V3-ZERO-DevKit fornecem uma maneira fácil para você criar dispositivos conectados a Alexa.

Tudo isso sem se preocupar com: gerenciamento de serviços em nuvem, escrever uma habilidade/função para a Alexa, desenvolver aplicativos de telefone ou firmware de dispositivo complexo.  

A ESPRESSIF fornece conectividade Alexa e recursos de suporte, como configuração livre de frustração e reabastecimento do Amazon Dash.

Fonte Espressif

Módulo ACK

ESP32-PICO-V3-ZERO é um módulo pequeno (16 x 23 x 2,3 mm) baseado no ESP32-PICO-V3 SiP.

Este SiP é baseado no ESP32-V3 SoC, com uma flash SPI de 4 MB, um oscilador de cristal, capacitores de filtro e links de correspondência de RF.

Ele fornece conectividade de 2,4 GHz 802.11 b/g/n, Bluetooth e Bluetooth Low Energy (BLE) para o MCU host. Além disso, ele vem com uma antena PCB integrada.

Além disso, o MCU host pode ser conectado ao módulo ESP32-PICO-V3-ZERO por meio de uma interface UART.

ESP32-PICO-V3-ZERO Datasheet 

ESP32-PICO-V3 Datasheet

Vale destacar, que no núcleo deste módulo está o ESP32-V3 SoC, que é um microcontrolador XTensa LX6 dual-core de 32 bits com conectividade Wi-Fi e Bluetooth integrada. Este SoC foi projetado com a tecnologia de baixa potência de 40 nm da TSMC.

ACK Development Kit

ESP32-PICO-V3-ZERO-DevKit é baseado no módulo ESP32-PICO-V3-ZERO (ACK).

Assim, com o seu tamanho compacto, alto desempenho e conectividade perfeita, o ESP32-PICO-V3-ZERO-DevKit tem como objetivo se tornar a solução de escolha para os fabricantes que desejam construir dispositivos conectados ao Alexa.

Além disso, o layout de pinos do ESP32-PICO-V3-ZERO-DevKit é compatível com o da placa de desenvolvimento Arduino Zero. E, portanto, pode ser conectado diretamente na placa Arduino Zero ou ser facilmente conectado a outras placas host e periféricos.

 Get Started

Software

ESP32-PICO-V3-ZERO vem pré-programado com o firmware do módulo ACK, ele também é pré-provisionado para ter credenciais e se conectar a um serviço de nuvem gerenciado pelo ACK.

O firmware do módulo ACK é gerenciado pela Amazon e fornece recursos prontos para uso. Como por exemplo, configuração livre de frustração, conectividade Alexa e reabastecimento do painel Amazon.

Assim, você pode implementar a interface com periféricos no MCU host quando ele está conectado ao módulo ACK por meio de uma interface UART.

Por fim, essa arquitetura reduz significativamente o desenvolvimento de software e a complexidade da manutenção para os clientes, ao mesmo tempo em que fornece um rico conjunto de recursos do produto.

Saiba mais sobre o módulo ESPRESSIF

Leia também:

Alexa Connect Kit Module com Espressif

Imagem:

Fonte Espressif