Solução IA para a eficiência na linha de produção

Solução IA para a eficiência na linha de produção

Solução IA para a eficiência na linha de produção

Solução IA para aumentar a eficiência na linha de produção. A fabricante Retrocausal é líder no mercado de soluções inteligentes aplicadas para a indústria.

A plataforma desenvolvida pela Retrocausal faz toda a diferença na checagem de processos de produção, auxiliando diretamente os trabalhadores da manufatura a evitarem erros de montagem.

Este acompanhamento é realizado através de uma câmera com Inteligência Artificial (IA), que identifica e comunica alertas sonoros quando um passo não é executado.

Sobre a plataforma

A plataforma RetroActivity “Virtual Supervisor” usa uma câmera habilitada para IA onde analisa as tarefas realizadas em sua linha de montagem em tempo real, oferecendo alertas sonoros e visuais quando ocorrem erros, afim de garantir que o operador conclua a construção corretamente antes da próxima etapa do processo.

A plataforma também realiza de forma contínua estudos de tempo em processos de montagem para contribuir também com a aceleração de eventos.

A solução Retrocausal atende mercados como:

  • Automotivo
  • Eletrônicos
  • Dispositivos médicos
  • Defesa e Segurança Pública
  • Eletrodomésticos
  • Healthcare

Veja abaixo exemplo de uso:

O problema

Os operadores (especialmente os novos ou temporários) na linha de montagem podem cometer erros repetitivos e também pontuais, como esquecer de executar uma etapa do processo.

Outra possibilidade também, é que estes erros podem ser causados por inadequações no próprio design do processo.

Em qualquer um destes exemplos, o erro precisa ser resolvido em estações de retrabalho e terão custo de tempo e dinheiro para a fábrica.

Solução Retrocausal

A plataforma RetroActivity constrói automaticamente modelos computacionais de uma tarefa física complexa, como uma atividade de montagem de placas, disponibilizando diversas demonstrações gravadas da tarefa.

Uma vez que esse modelo é construído, a RetroActivity rastreia com precisão o status do trabalho a partir do vídeo ao vivo, guiando o operador durante a tarefa, fornecendo treinamento independente e realizando análises.

A RetroActivity oferece alertas sonoros e visuais para ajudar o operador a evitar erros de montagem enquanto sua capacidade analítica identifica atividades sem valor agregado nos processos, como: variabilidade inesperada nos tempos de processo e rastreamento de erros de montagem em uma linha.

Assim, melhorar o processo de produção será muito mais fácil e eficiente, evitando peças defeituosas ou retrabalho.

Saiba mais sobre a Retrocausal