Treinamento IFSP

Treinamento IFSP

Treinamento IFSP

Treinamento IFSP. A Macnica DHW, Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA INTEL, ministrou semana passada o curso para cerca de 30 professores do Instituto Federal de São Paulo.

O curso que teve duração de uma semana, tem como objetivo capacitar e atualizar o corpo docente do instituto nesta fascinante tecnologia que é o FPGA.

O FPGA (Field Programmable Gate Array) é uma tecnologia bastante utilizada na indústria para o desenvolvimento de produtos que necessitam de alto desempenho, como data centers, satélites, sistemas automotivos, seu diferencial se dá na facilidade de atualização do sistema e na segurança do projeto desenvolvido.

Em projetos que precisam de alto processamento de dados em tempo real o uso de FPGAs é o mais indicado, visto que eles atendem esta necessidade, uma vez que a descrição de hardware permite altas velocidades de trabalho.

Segundo a instrutora do curso, Franciele Nornberg, utilizando a tecnologia FPGA, um projetista recém-formado é capaz de projetar um hardware funcional. Também é possível desenvolver um projeto de descrição de hardware em Verilog, linguagem de descrição de Hardware amplamente utilizada na indústria.

Para realizar os exercícios do treinamento, cada professor recebeu um kit DE1-SoC, onde pôde colocar a mão na massa e ver durante o curso como tudo funciona, tirando dúvidas e aprendendo em grupo.

O kit DE1-SoC possui periféricos como chaves, botões, LEDs e displays 7-seg que facilitam no desenvolvimento dos projetos. Além disso, a placa possui um ARM dual-core Cortex-A9 (HPS), memória DDR3 de alta velocidade, recursos de vídeo e áudio que permitem a implementação de diversos projetos, tanto acadêmicos quanto comerciais.

Durante o curso da Macnica DHW os participantes irão aprender:

  • Revisão dos conceitos de Lógica Digital utilizados no FPGA;
  • Introdução à arquitetura de Lógica Programável Intel FPGA (Altera);
  • Construções em Verilog necessárias para descrever a lógica no FPGA;
  • Funcionalidades da ferramenta Quartus utilizada para configurar o FPGA com sua descrição em Verilog;
  • Laboratórios práticos aplicando os conceitos aprendidos no kit DE1-SoC;  
  • Boas práticas para projetos em FPGA: Como descrever lógica da forma mais correta e robusta;
  • Conceitos básicos de Timing para garantir a estabilidade do seu projeto;
  • Construções mais utilizadas em projetos síncronos para lógica programável;
  • Ferramentas de depuração para dispositivos Intel FPGA;
  • Bônus: Conheça o Qsys! Ferramenta que permite montar um sistema com microcontrolador e periféricos em minutos.

Saiba mais em:  Ementa

Para o Professor Rogério Dantas, do Campus Guarulhos, o curso de FPGA da Macnica, foi além do que ele esperava de um treinamento para descrição de Hardware. O professor destacou pontos como: a exploração da ferramenta Quartus, de forma a garantir o desenvolvimento de um projeto seguro com os devidos testes que um projeto com FPGA necessita. “Para um curso básico achei muito proveitoso e bem amplo o assunto abordado, mesmo para quem já trabalha ou é iniciante nos estudos dessa tecnologia”. 

Segundo o professor, a forma de produção de hardware vem mudando. “Os circuitos discretos tem sua importância, mas estão a cada dia que passa sendo substituídos por tecnologias como CLPDs e FPGAs.

Com a redução de custos dos FPGAs e a necessidade  crescente de desenvolvimento de circuitos customizados e que exigem mais recursos de processamento, as FPGAs são de grande importância para o desenvolvimento de novos projetos, bem como, para atender as novas demandas de processamentos de algoritmos de Inteligência Artificial na borda em sistemas IoT”, destaca.

O professor também falou sobre o conhecimento que a tecnologia FPGA trará para os alunos. “É uma oportunidade para que os nossos alunos possam desenvolver sistemas embarcados com aplicações de alto desempenho, além de terem a oportunidade de um desenvolvimento profissional em um nicho de mercado com poucos profissionais além de desenvolvimento de produtos com foco em aplicações de inovação.

Mais uma turma de professores do IFSP irá se capacitar, o curso irá ocorrer nas próximas semanas.

A Macnica DHW já capacitou mais de 3.000 pessoas entre engenheiros, professores e alunos.

Caso você tenha interesse em fazer o nosso curso, nós também disponibilizamos para turmas abertas. Espia nossa agenda e se inscreva para a próxima data que acontecerá de 10 a 14 de Maio, sendo que a inscrição pode ser feita até o dia 20/04.