Macnica ministra Treinamento FPGA INTEL para mais uma turma de professores do IFSP

Macnica ministra Treinamento FPGA INTEL para mais uma turma de professores do IFSP

Macnica ministra Treinamento FPGA INTEL para mais uma turma de professores do IFSP

A Macnica DHW realizou durante toda esta semana o Treinamento online em Tecnologia FPGA INTEL para mais uma turma de professores do Instituto Federal de São Paulo ( IFSP).

O IFSP que preza pela capacitação e aperfeiçoamento de seus professores, contratou a Macnica DHW, que é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA INTEL na América do Sul, para capacitar o corpo docente nesta fascinante tecnologia.

Para o Professor Edson Anício Duarte, Campus Campinas, o treinamento foi motivador. “Fiquei muito interessado pelo curso em si, muito mais quando a instrutora comentou que o curso seria um passo a passo desde o início, isso foi muito bom, pois nos possibilitou fazer a configuração do kit e realmente nos apropriarmos do conhecimento e uso da FPGA”.

Edson que trabalha com projetos integradores, considera que a FPGA vem como uma ferramenta para incrementar os projetos de engenharia, dando excelência aos desenvolvimentos dos alunos.

Um dos momentos durante o curso considerados de maior aprendizado pelos professores são os de “mão na massa”, pois junto com o curso teórico, o Treinamento da Macnica acompanha o kit DE1 SoC.

Para o Professor Marcus Roberto R. Bica, Campus Birigui, o curso está bem estruturado, ele destaca que o fato de estarem com o kit em mãos facilita bastante a compreensão. “A abordagem prática aliada a teórica me interessou muito. Creio que se fosse só prático traria pouca evolução e se fosse somente teórico cairia no esquecimento muito rápido”, enfatiza.

O Professor destaca também sobre a Linguagem utilizada no curso. “O contato com o Verilog, para quem só trabalhou com VHDL e blocos lógicos aumenta o meu leque de possibilidades”.

Utilizar o kit para fazer os exercícios durante o treinamento também chamou atenção do Professor Saulo R. Canola, campus Matão. “A apresentação do software Quartus Prime e seus pontos chaves, possibilitam a operação do Kit com certa facilidade, mesmo para quem, como eu, está tendo o seu primeiro contato com a FPGA”

O Professor Ricardo Conde Camillo da Silva, da área de Informática, entende que os novos conhecimentos permitirão novas oportunidades aos alunos. “Principalmente em áreas como a medicina e indústria automotiva que atualmente demandam cada vez mais soluções inteligentes”.

O Professor Dr. Alexandre A.L. Ribeiro, Campus Birigui, acredita que quem também ganhará muito com o curso de FPGA serão os alunos da área de hardware e sistemas digitais. “Acredito que a transmissão de conhecimentos enriquecerá muito a formação destes profissionais”

Para o professor Régis C. Bueno, campus Suzano, o intuito em fazer o curso tem como objetivo aplicar em pesquisa cientifica industrial e iniciação científica com seus alunos. “Pretendo utilizar o conhecimento em minhas linhas de pesquisa para embarcar sistemas de visão computacional e processamento de imagens com o uso de máquina de aprendizado”.

O Professor Carlos Roberto Paviotti, campus Capivari teceu elogios aos alunos do IFSP e falou em como o conhecimento deles com FPGA poderá ajudar na formação. “Nossos alunos são detentores de criatividade e de inovação e, sabendo utilizar um determinado conhecimento, neste caso FPGA, poderão num futuro não distante contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento da nossa sociedade”.

Sobre FPGA

O FPGA (Field Programmable Gate Array) é uma tecnologia bastante utilizada na indústria para o desenvolvimento de produtos que necessitam de alto desempenho, como data centers, satélites, sistemas automotivos, seu diferencial se dá na facilidade de atualização do sistema e na segurança do projeto desenvolvido.

Em projetos que precisam de alto processamento de dados em tempo real o uso de FPGAs é o mais indicado, visto que eles atendem esta necessidade, uma vez que a descrição de hardware permite altas velocidades de trabalho.

Sobre o kit DE1-SoC

O Kit possui periféricos como chaves, botões, LEDs e displays 7-seg que facilitam no desenvolvimento dos projetos. Além disso, a placa possui um ARM dual-core Cortex-A9 (HPS), memória DDR3 de alta velocidade, recursos de vídeo e áudio que permitem a implementação de diversos projetos, tanto acadêmicos quanto comerciais.

Durante o curso da Macnica DHW os participantes irão aprender:

  • Revisão dos conceitos de Lógica Digital utilizados no FPGA;
  • Introdução à arquitetura de Lógica Programável FPGA Intel;
  • Construções em Verilog necessárias para descrever a lógica no FPGA;
  • Funcionalidades da ferramenta Quartus utilizada para configurar o FPGA com sua descrição em Verilog;
  • Laboratórios práticos aplicando os conceitos aprendidos no kit DE1-SoC;  
  • Boas práticas para projetos em FPGA: Como descrever lógica da forma mais correta e robusta;
  • Conceitos básicos de Timing para garantir a estabilidade do seu projeto;
  • Construções mais utilizadas em projetos síncronos para lógica programável;
  • Ferramentas de depuração para dispositivos Intel FPGA;
  • Bônus: Conheça o Qsys! Ferramenta que permite montar um sistema com microcontrolador e periféricos em minutos.

Saiba mais em:  Ementa

A Macnica DHW já capacitou mais de 3.000 pessoas entre engenheiros, professores e alunos.

Caso você tenha interesse em fazer o nosso curso, nós também disponibilizamos para turmas abertas. Você pode acompanhar o nosso calendário Aqui

O curso da Macnica DHW é ministrado pela Engenheira Eletricista Franciele Nornberg.

Assista nosso Vídeo