Módulo wireless dedicado ao mercado de AIoT

Módulo wireless dedicado ao mercado de AIoT

Módulo wireless dedicado ao mercado de AIoT

Módulo wireless dedicado ao mercado de AIoT

Muitas soluções tem sido pensadas para deixar as cidades cada vez mais inteligentes. O termo Smart City popularizou e é notoriamente um dos termos mais buscados nas pesquisas da internet.

Gestores públicos têm buscado conhecer mais sobre as tecnologias que podem inovar suas cidades e trazer maior qualidade de vida para a população.

No setor privado a busca por automatização de processos e produtos também é crescente.

Plataformas capazes de automatizar tarefas e aumentar o rendimento, são exemplos disso, como é o caso de usar tecnologia para diminuir o tempo gasto procurando estacionamento em shoppings.  

Em nossas casas a era dos dispositivos inteligentes também já chegou, a começar pelo nosso telefone, ou melhor, smartphone. Ele que já faz muito mais do que uma simples ligação, nos permite acessar e-mail, redes sociais, games, realizar transações bancárias, enfim, temos praticamente tudo o que precisamos literalmente em nossas mãos.

E esta evolução não vai parar. Com o aumento de dispositivos conectados a internet, assim como dos dispositivos IoT, as possibilidades só aumentam.

IA e IoT

Muitos dispositivos estão sendo conectados à internet, ou seja, eles têm conexão Wi-Fi. Um exemplo é a assistente virtual Alexa, que uma vez conectada a internet pode colocar música para tocar, acender/apagar uma lâmpada, abrir a porta, entre tantas outras funcionalidades que não param de crescer.

Neste contexto, onde temos muitos dispositivos conectados, o controle das informações se torna cada vez mais complexo, abrindo horizontes para aplicações utilizando Inteligência Artificial (IA).

Vale lembrar que IA e IoT são conceitos complementares de tecnologia. Como os dados estão na base de tudo, a IA e a IoT tornam-se na maioria dos casos de uso, os dois lados da mesma moeda, e, nessa relação tão próxima, nasceu o termo AIoT.

O que é AIoT?

AIoT, do termo em inglês Artificial Intelligence of Things, engloba a integração de Inteligência Artificial e IoT.

Ou seja, as duas tecnologias funcionam em conjunto para oferecer experiências e soluções ideais para os usuários e as empresas.

Várias aplicações de IoT contam com Inteligência Artificial e seus conceitos, como deep learning e de machine learning, para soluções de automação residencial, por exemplo.

Além disso, o mercado de AIoT precisa de ajuda em termos de processamento, segurança e suporte de software.

Para obter a assistência necessária, as soluções de semicondutores precisam intensificar e atender a cinco principais demandas:

  • Aumentar a velocidade do sistema
  • Reduzir o consumo de memória
  • Ter interface externa para implementação de aplicativos de IA
  • Ter recursos de segurança integrados
  • Redução no custo geral e na complexidade do sistema

Para fornecer aos desenvolvedores de AIoT uma solução de semicondutor inclusiva, a Espressif lançou seu ESP32-S3 SoC com suporte de aceleração IA.

Solução ESP32-S3 SoC

ESP32-S3 SoC possui suporte para aceleração IA dedicado junto com instruções vetoriais para aplicações AIoT.

O SoC é compatível com o suporte de software de IA da Espressif, eliminando a necessidade de interfaces externas.

Espressif lançou muitos SoCs com conectividade Wi-Fi e Bluetooth integrada, mas o ESP32-S3 apresenta um MCU dual-core aprimorado com instruções específicas de IA e funções de segurança de hardware.

Os recursos de segurança integrados resolvem o problema de conexão de componentes externos dedicados para segurança, o que reduz o custo geral e a complexidade do sistema.

O núcleo inclui o MCU XTensa LX7 trabalhando a uma frequência de 240 MHz, que é mais rápido do que o ESP32 (160 MHz).

Portanto, o SoC ESP32-S3 como parte dos módulos wireless da série MINI foi dedicado a atender às necessidades do mercado de AIoT.

Principais recursos do ESP32-S3 SoC

ESP32-S3 SoC fornece um Wi-Fi integrado de 2,4 GHz com suporte de largura de banda de 40 MHz, funcionando de forma eficiente mesmo em temperaturas mais altas.

O BLE 5.0 (Bluetooth Low Energy) permite conexões de longo alcance com até 2 Mbps de taxa de dados. Ele também possui uma SRAM interna de 512 KB que pode funcionar como memória cache do sistema.

O SoC oferece suporte a uma ampla gama de interfaces com 44 GPIOs programáveis e vários conjuntos de periféricos. Os periféricos incluem SPI, I2S, I2C, PWM, RMT, ADC, DAC, UART, host SD / MMC e TWAI.

Existem 14 pinos digitais controláveis em tempo de execução que podem ser configurados como entrada de toque capacitiva para aplicações IHM (Interface Homem-Máquina).

Em comparação com ESP32, ele permite flash SPI octal maior e mais rápida, e PSRAM com dados adaptativos e cache de instruções.

Funções de segurança do ESP32-S3 SoC

ESP32-S3 SoC possui requisitos de segurança de hardware para a criação de redes seguras, sem a necessidade de componentes externos. Ele tem a opção de inicialização segura para verificação usando a assinatura RSA-PSS de uma imagem do aplicativo antes de executá-lo.

Além disso, a criptografia inclui criptografia flash baseada em AES-XTS para memória flash fora do chip. Ele é equipado com um periférico de assinatura digital e um módulo HMAC para proteger a chave privada ou simétrica contra ataques de software e roubo de identidade.

Suporte de software AI para aplicativos AIoT

ESP32-S3 SoC vem com o suporte para instruções vetoriais no MCU. Isso aprimora os cálculos de deep learning e o processamento de sinais para um funcionamento equilibrado.

Para usar totalmente o potencial do dispositivo para aplicativos AIoT, a detecção facial ESP-WHO e as bibliotecas do Github do assistente de voz ESP-Skainet serão atualizadas pela Espressif.

A arquitetura de software ESP-IDF ajuda os desenvolvedores a construir novos aplicativos ou migrar os aplicativos para a plataforma ESP32-S3. Isso garante o funcionamento eficiente das ferramentas da plataforma e APIs.

Por fim…

SoC ESP32-S3 vem com maior capacidade e flash SPI e chips PSRAM mais rápidos. Seu suporte de aceleração AI, juntamente com as bibliotecas de software, o torna uma excelente escolha para aplicações AIoT.

O suporte de software flexível permite que os usuários movam seus aplicativos baseados em ESP compatíveis existentes para a plataforma ESP32-S3 usando as ferramentas ESP-IDF e APIs. Além disso, ele oferece suporte a mais interfaces de I/O e funcionalidades de segurança do que o ESP32.

Todas essas características aliadas ao suporte do time de desenvolvimento da Macnica DHW vão fazer com que o seu produto chegue mais rápido ao mercado.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto. 

Leia também:

Perini City Lab

Alexa Connect Kit Module com Espressif

Módulo Espressif: Ideal para aplicação IoT, Wearables e Smart Home