Agricultura 4.0 para aumentar o rendimento da colheita

Agricultura 4.0 para aumentar o rendimento da colheita

Agricultura 4.0 para aumentar o rendimento da colheita

tecnologia está cada vez mais presente na agricultura. Por isso, nomes como computador de bordo, trator autônomo, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) já fazem parte do dia a dia do agricultor que visa obter maior rendimento da colheita

Ou seja, o uso da tecnologia em máquinas agrícolas é uma realidade que traz muitos benefícios como: autonomia e aumento na produção.

O trator é considerado uma das máquinas agrícolas mais importantes para a agricultura, pois é utilizado em todas as etapas da produção. Por isso, ele não poderia ficar de fora das iniciativas da Agricultura 4.0.

Sendo assim, o trator está recebendo inúmeras soluções para contribuir ainda mais no aumento da produção da lavoura.

A principal iniciativa é a integração de computadores de bordo nos tratores e máquinas agrícolas!

Este equipamento proporciona:

  • Rápida visualização das informações;
  • Monitoramento do status da máquina e da lavoura;
  • Conexão e integração dos dados com a nuvem.
Máquina agrícola equipada com computador de bordo. (Fonte: MF Rural)

De acordo com a Revista MF Rural, a utilização do computador de bordo em máquinas agrícolas proporciona aumento no rendimento da colheitaredução de custos de operação e de manutenção, economia de combustível, aumento de vida útil do maquinário e otimização logística.

Para acompanhar as inovações trazidas pela Agricultura 4.0, a Macnica DHW possui um portfólio diversificado em semicondutores, hardware, softwares e soluções IoT & AI.

Desta forma, você pode desenvolver o seu produto totalmente customizado ou utilizar soluções prontas; e tudo isso, contando com o nosso time de engenheiros para levar o seu produto rapidamente ao mercado.

Tecnologia para computadores de bordo de máquinas agrícolas

Quando se fala em computadores de bordo, estamos nos referindo a produtos que normalmente possuem: muitas funcionalidades gráficas, conectividade, coleta de dados e processamento das informações.

Desta forma, está claro que o computador de bordo irá auxiliar na comunicação, na tomada de decisão e na otimização dos processos de produção na agricultura.

Sendo assim, vamos as características técnicas importantes na hora de desenvolver o computador de bordo para tratores e máquinas agrícolas.

Primeiramente, estas máquinas são utilizadas em campo, ou seja, em ambientes com muita luz solar. Por isso, é imprescindível que os computadores de bordo tenham telas grandes, com alto contraste e definição das cores. Características que os displays Macnica atendem perfeitamente, além da customização do componente.

E ainda, os computadores de bordo precisam de módulos de conectividade e geolocalização para assim se comunicarem com a central e enviar informações em tempo real para nuvem, pontos que são muito bem atendidos pelos módulos da Quectel e da Telit.

Outras características que estes equipamentos possuem são: saídas de alto-falante, microfones e câmeras, trazendo todas as características das soluções IoT para a agricultura.

Entre em contato conosco para conhecer as melhores soluções IoT para a agricultura 4.0 que a Macnica DHW tem a oferecer, sem contar que podemos desenvolver o seu produto com o nosso time de engenheiros com ampla experiência nesta área.