Inteligência Artificial torna cidades inteligentes

Inteligência Artificial torna cidades inteligentes

Inteligência Artificial torna cidades inteligentes

Ao falarmos sobre soluções para Cidades Inteligentes, por diversas vezes, é comum pensarmos no hardware nelas implantado, como recentemente a Macnica DHW abordou neste blog ao falar de câmeras e de diversos dispositivos de IoT.

 

 

De fato, o hardware é o que permite algo primordial para a transformação digital de ambientes coletivos: a coleta de dados. Sem a aquisição de uma quantidade significativa de dados com qualidade, se torna impossível tomar decisões eficazes e sem “achismos”, já não comportados no mundo moderno.

 

 

Além do hardware compatível com estas aplicações, softwares são essenciais para transformar sinais e dados em informações, que serão usadas para tomadas de decisão.

 

 

Neste aspecto, é preciso de softwares que tenham a capacidade de identificar padrões e extrair, a partir de uma grande quantidade e variedade de dados, argumentos confiáveis e relevantes para auxiliar na tomada de decisão, e isso, tem total aderência ao conceito das Cidades Inteligentes.

 

 

Softwares baseados em algoritmos de Inteligência Artificial têm grande capacidade para realizar essas tarefas com eficiência.

 

Technology face detection concept, Artificial Intelligence for Deep Learning Technology over photo blur of Undefinedd passenger travel with escalator in washington dc subway in rush hour

 

O Perini City Lab e as soluções da Macnica DHW para Cidades Inteligentes

 

 

Perini City Lab trabalha diariamente com a gestão e consultoria em testes, validação e demonstração de soluções para Cidades Inteligentes, permitindo que soluções e tecnologias para este segmento sejam estressadas e estejam prontas para ir ao mercado e atender às demandas reais de cidades.

 

 

Da mesma forma, a Macnica DHW, fornece soluções em Inteligência Artificial totalmente aderentes ao ambiente público e necessárias no escopo de Cidades Inteligentes, como a Icetana – uma plataforma que permite a identificação de forma autônoma de ações e eventos incomuns registrados por câmeras, através de tecnologia de video analytics.

 

 

Benefícios da Icetana:

 

 

  • Identifica eventos suspeitos, permitindo a intervenção com antecedência
  • Escalável para qualquer tamanho de operação de vigilância
  • Permite que um único operador monitore até 300 câmeras
  • Reduz o índice de ocorrências não notadas por distração
  • Identifica eventos que possam comprometer a saúde e segurança das pessoas, como incêndios

 

 

 

 

Outra tecnologia trazida pela Macnica DHW com exclusividade é a Beabloo – um software com foco na identificação de padrões e da jornada do cliente em lojas de varejo, em shoppings fechados ou abertos.

 

 

Através da Beabloo, é possível entender o comportamento dos usuários de forma totalmente baseada em dados, e assim direcionar estratégias de comunicação mais alinhadas com a necessidade e comportamentos dos clientes.

 

 

Benefícios da Beabloo:

 

 

  • Aumenta o conhecimento da marca sobre o cliente
  • Permite direcionar a comunicação da marca para clientes específicos
  • Aumenta o impacto visual da marca
  • Fideliza os clientes através de experiências interativas
  • Amplia o volume de clientes e vendas

 

 

 

 

 

 

Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para ambientes inteligentes ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.