Inteligência Artificial para exames de imagem

Inteligência Artificial para exames de imagem

Tão importante quanto realizar um exame de imagem é ter uma leitura correta dele, o que pode ser desafiador para profissionais no início da carreira.

Segundo o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), cerca de 80% dos profissionais recém formados não souberam interpretar um exame de radiografia e erraram a conduta terapêutica de paciente idoso, durante os testes aplicados.

Este indicativo mostra que a prática leva ao aperfeiçoamento, e que é preciso ampliar os   horizontes do conhecimento.

Atualmente a Inteligência Artificial (AI) faz, aliás as redes AI, além de prover um laudo mais assertivo já no primeiro momento, ela é capaz de levar o conhecimento dos especialistas para todo país.

Agora, se já é um grande diferencial a utilização da Inteligência Artificial nos exames de imagem, imagina quando aperfeiçoamos as redes AI com as nuances do cérebro humano através da tecnologia BrainTech?

Sim, isso já é possível, e nós vamos te contar!!

Sistema da BrainTech em utilização pelo engenheiro da Macnica DHW, durante a fase de treinamento na sede da empresa em Florianópolis. (Fonte: Arquivos pessoais)

 

Outro ponto super importante que a tecnologia BrainTech traz para o diagnóstico por exames de imagem é que as nuances do cérebro humano podem ser lidas e utilizadas para melhorar o julgamento da rede AI.

O que isso significa? O sistema da InnerEye, quando está analisando a resposta do cérebro humano também lê a porcentagem de certeza que o especialista tem em relação a resposta dada.

Assim, a rede AI recebe o que chamamos de softlabel, a certeza da resposta dada. Desta forma, podemos cruzar as respostas de diferentes especialistas para a mesma imagem e otimizar a rede.

Isso é muito valioso, pois como vimos médicos em início de carreira tem maiores chances de fazer um diagnóstico errado do que especialistas na área.

Por fim, utilizar tecnologia para a saúde que combina Inteligência Artificial com as ondas cerebrais, traz muito mais agilidade e assertividade no processo de diagnóstico por exames de imagem.

Veja como esta tecnologia já está sendo utilizada pela Embrapa na identificação de plantas doentes.

Não deixe de assistir os nossos episódios do Macnicast sobre essa tecnologia disruptiva:

BrainTech, tecnologia disruptiva capaz de interpretar ondas cerebrais

Sinais neurais para a identificação de doenças em plantas

 

Entre em contato conosco e saiba como melhorar ainda mais o diagnóstico por exames de imagem com a tecnologia BrainTech.