IoT e o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil

A Macnica DHW é a gestora do Perini City Lab, o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil, simulando as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado

O crescimento populacional, a grande concentração de pessoas em centros urbanos e, mais recentemente, os novos padrões ditados pela pandemia, aumentam cada vez mais a necessidade de transformar o conceito e a dinâmica das cidades, buscando ordenar a expansão urbana e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

(Segundo estudo da revista médica The Lancet, em 2060, serão 9,7 bilhões de pessoas no mundo. Em 2009, a ONU estimou que metade da população do mundo vivia em áreas urbanas. Hoje, mais de 4 bilhões de pessoas vivem nas cidades, seis vezes mais do que em 1950).

O conceito de Cidades Inteligentes envolve a criação de espaços, tecnologias e soluções que minimizem os impactos dos problemas gerados pela demanda cada vez maior por serviços básicos (saneamento, transporte, trânsito, educação, saúde, mobilidade, sustentabilidade, segurança).

Segundo o Gerente de Soluções IoT da Macnica DHW, Fabrício Petrassem, entender o processo de cada uma dessas demandas e prever qual o impacto que elas causam na vida das pessoas é fundamental para que se definam as políticas de gestão e as propostas de soluções para resolver estes desafios. “O debate sobre o assunto está cada vez mais atual e envolve poder público, sociedade civil, academia e todo o ecossistema de tecnologia e inovação”, destaca.

Para Fabrício, neste cenário, o assunto “Segurança” ganha destaque em todos os debates e em todas as esferas, pois está diretamente ligado aos princípios e direitos de todo cidadão: o direito de ir e vir, a liberdade de escolher, a possibilidade de ter uma vida digna e com o mínimo de conforto. “Encontrar soluções para este desafio é nossa missão como gestores, empresas de tecnologia, poder público e sociedade civil organizada”, salienta.

Como parte integrante desse ecossistema, a Macnica DHW, através de suas Unidades de Negócios (Distribuição e Soluções IoT), já vem atuando com foco nesta temática, tanto no desenvolvimento de projetos, como na disponibilização de infra-estrutura para teste, desenvolvimento e divulgação de soluções para Smart Cities.

Perini City Lab

A Macnica DHW é a gestora do Perini City Lab, o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil, simulando as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, dentro do maior parque empresarial da América Latina, o Perini Business Park.

O Perini City Lab fica no prédio Ágora Tech Park, parque tecnológico situado no Perini Business Park

O Perini City Lab tem como missão desenvolver e executar as ações para o crescimento e desenvolvimento de soluções alinhadas com essa temática, mapeando e prospectando mercado, gerenciando a sua operação e promovendo o engajamento de empresas privadas, governo, academia e sociedade, na busca por um ambiente melhor para morar, trabalhar e viver.

Perini City Lab

Soluções Macnica DHW para Cidades Inteligentes

A Macnica DHW possui uma ampla linha de soluções em hardware e software (sensores, dispositivos, câmeras, etc), fabricados por empresas de alta tecnologia e reconhecidas no mercado, que atendem a diversas demandas em diferentes situações.

A tecnologia exibe uma gama imensa de serviços que podem ser adotados mundo afora. Para isso, é preciso o investimento em cadeias estruturais e redes de conexão que vão permitir uma maior eficiência desses dispositivos.

Essas condições advêm de um modelo de planejamento urbano integrado à capacidade de inovação e cooperação entre organizações e governos.

Portifólio Soluções IoT Macnica DHW

Senspider: Manutenção Preditiva com Edge computing e IoT

Live ABII 16 de Setembro – Cidades Inteligentes

Para falar do tema e de alguns projetos voltados para Cidades Inteligentes, a Macnica DHW, através do Perini City Lab, irá participar da Live realizada pela Associação Brasileira de Internet Industrial ( ABII), que acontece no dia 16 de Setembro, äs 17 horas, no Youtube e Linkedin da ABII.

Fontes:

https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-07-16/a-humanidade-nao-chegara-aos-10-bilhoes.html

Problemas da urbanização ficam mais aparentes com a pandemia ( site Rock Content)