Kit portátil M1K para estudar e desenvolver projetos de casa

Kit portátil M1K para estudar e desenvolver projetos de casa

O KIT M1K da Analog Devices foi um dos kits mais procurados pelas Instituições de Ensino e Pesquisa neste período de pandemia. O M1K permite que o aluno estude e desenvolva projetos de casa.

Com a pandemia, todos nós tivemos que nos readaptar ao nosso dia-a-dia. Trabalhar e estudar de casa virou algo normal desde 2020.

Muitas coisas foram possíveis de fazer sem acarretar tantos prejuízos, porém, para os estudantes que precisam utilizar laboratórios, isso poderia ter ficado bem mais complicado, mas, com o Kit M1K da Analog Devices (ADALM1000), algumas disciplinas puderam ter importantes ganhos.

O M1K da Analog Devices foi um dos kits mais procurados pelas Instituições de Ensino e Pesquisa neste período.  Trata-se de um kit portátil que permite que o aluno estude e desenvolva projetos em casa.

O M1K pode ser resumido em um sistema de aquisição e geração de sinais voltado para fins educacionais, atendendo a alunos de ensino médio (cursos técnicos) até estudantes universitários.

Ele funciona através de um computador onde o aluno pode instalar os aplicativos da AD e fazer aquisição e geração de sinais.

O Kit facilita a aprendizagem dos fundamentos básicos de circuitos e componentes eletrônicos, permitindo que o aluno possa colocar a “mão-na-massa”, além de ter contato com análise de períodos transitório e permanente.

Segundo a professora da UNIFEI, Ana Paula Almeida, que ministra a disciplina de Laboratório de Introdução à Eletrônica Analógica, o kit M1K foi adquirido para ser utilizado na sua disciplina, como osciloscópio e gerador de sinais para experiências envolvendo amplificadores operacionais, LEDs e resistores. 

A professora conta que durante o período da pandemia, os kits juntamente com outros componentes eletrônicos, foram enviados para as casas dos alunos, para mais de 50 cidades diferentes ao redor do Brasil.

“Já está prevista a utilização dos mesmos kits quando as aulas retornarem presencialmente. O objetivo é permitir aos alunos uma extensão do laboratório físico da universidade para suas casas, a fim de ampliar a familiaridade com os diversos componentes através de mais interações com a prática da eletrônica”.

A professora Ana Paula destaca também, que a possibilidade que o kit oferece aos alunos de realizarem experiências práticas em suas casas, gerando sinais que simulam leituras de sensores e analisem os sinais de entrada e saída em um projeto através da visualização em tela de osciloscópio, permite que eles desenvolvam habilidades práticas além dos limites na utilização de laboratórios tradicionais.

Desenvolvimento da própria versão do Software:

Como o Software do kit é open-source, a UNIFEI desenvolveu sua própria versão, adaptando o layout e selecionando as funcionalidades mais apropriadas para suas experiências.

Imagem do Software desenvolvido pela própria UNIFEI

Destaques do M1K da Analog Devices:

O kit é um grande facilitador de aprendizagem para o aluno que poderá ter o seu próprio gerador de sinais, osciloscópio e analisador de espectro.

Como “open-source” do software e do hardware, permite que o aluno faça alterações para criar seu próprio projeto, como por exemplo, modificar o software existente para implementar o controle de um motor.

Além das ferramentas que o aluno poderá tirar proveito durante todo o curso, ele também pode utilizar o kit em disciplinas que não tratem diretamente de sistemas analógicos, como disciplinas como microprocessadores, filtros analógicos/digitais, entre outras.

Para montar circuitos eletrônicos, a Analog Devices criou um conjunto de componentes:

ADALP2000 é ideal para o uso do kit M1K. O conjunto inclui: sensores, amplificadores operacionais, conversores, comparadores e reguladores, transistores, LEDs, resistores, potenciômetros, capacitores, diodos e indutores e o protoboard.

Os componentes eletrônicos não necessitam de solda, podem ser encaixados diretamente na protoboard.

Vídeo KIT M1K