Automação de máquinas pesadas na construção civil

Automação de máquinas pesadas na construção civil

Automação de máquinas pesadas na construção civil

Automação de máquinas pesadas na construção civil. Automatização de processos é uma realidade em muitos setores e na construção civil não é diferente.

Visando aumentar a produtividade, muitas empreiteiras estão utilizando nos canteiros de obras máquinas pesadas autônomas.

Sendo assim, muitas fabricantes de máquinas pesadas já estão trazendo esta inovação para o mercado.

Outra movimentação que está sendo vista neste setor, são as empresas integradoras, que trabalham para o retrofit das máquinas que já estão em campo. Ou seja, empresas que se dedicam ao processo de modernização das máquinas/equipamentos não-autônomos.

Retrofit

Conforme a revista KHL, nos Estados Unidos essa iniciativa já está sendo testada. A parceria entre a SafeAI, uma plataforma para equipamentos pesados ​​autônomos, e o grupo de construção com sede no Japão Obayashi Corporation, criaram um programa piloto para canteiros de obras autônomos.

Desde novembro de 2020, a SafeAI opera um caminhão basculante articulado Caterpillar 725 autônomo, demonstrando os ciclos de carga-transporte-despejo.

Muitos OEMs, empreiteiras e empresas de tecnologia estão investindo nesta área, pois há um grande potencial no aumento da produtividade. Desta forma, o uso de equipamento pesado autônomo é uma tendência crescente na indústria da construção.

A SafeAI construiu uma plataforma de automatização aberta e interoperável que pode ser adaptada em uma frota existente de equipamentos industriais.

O modelo interoperável permite a integração com uma variedade de parceiros do ecossistema, trazendo todo o veículo para a plataforma autônoma.

A SafeAI construiu um ecossistema especificamente para as indústrias de construção e mineração, visto que a tecnologia está pronta e há uma necessidade crítica de automatização de veículos pesados.  

Solução SafeAI

A solução SafeAI desbloqueia a produtividade e a utilização dos equipamentos em campo, transformando as máquinas existentes em ativos robóticos autônomos.

Desta forma, o equipamento existente é reformado com o SafeAI Autonomous Kit e o mais importante, isso é feito independentemente do fabricante do equipamento, para que seja possível maximizar a produtividade sem a necessidade de substituir a frota existente. Veja alguns exemplos de equipamentos que são transformados pela SafeAI.

  • Caminhões

Para o transporte e despejo de material no canteiro de obras, usando caminhões basculantes articulados de 30 toneladas até caminhões de transporte de 220 toneladas.

  • Tratores

Utilizar escavadeira para mover grandes quantidades de material na construção civil e indústria de equipamentos pesados.

  • Carregadores

Utilizar mini-carregadeiras para transportar material de um local a outro em canteiros de obra ou outros setores industriais que transportam material pesado.

Saiba mais sobre a SafeAI