Maior produtividade para o Agronegócio

Maior produtividade para o Agronegócio

Maior produtividade para o Agronegócio

Tecnologia e inovação: Maior produtividade para o Agronegócio

Assim como a Indústria, o agronegócio também está inovando e agregando valor através do uso da Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial (IA), para melhorar ainda mais a produtividade.

Entre as possíveis técnicas para aumentar a eficiência no campo, está o uso da agricultura de precisão, que engloba muitas formas de análise de dados para melhorar o método de manejo e aumentar a produção.

Desta forma, dentre as tecnologias e conceitos adotados, destacamos os sensores ambientais, os drones, as máquinas distribuidoras de fertilizantes e demais insumos que podem utilizar o piloto automático.

Tudo isso já é possível com o avanço da tecnologia de conectividade e dos dispositivos eletrônicos, que a cada dia trazem mais dados do campo para o mundo digital, fornecendo informações preciosas para a agricultura de precisão.

Ou seja, através dos sensores e das plataformas de visualização, o agronegócio será cada vez mais preciso e eficaz.

Agricultura de Precisão

agricultura de precisão é composta por uma série de mapeamentos e levantamentos que auxiliam o agricultor.

Estes levantamentos contêm dados de sensores distribuídos pela propriedade, que podem monitorar diferentes condições do solo, do clima e da plantação.

Isso torna possível uma ação localizada, como por exemplo, níveis de irrigação ou de adubação diferentes para cada região do campo.

Além disso, é possível fazer mapeamentos da propriedade para:

  • Controle de infestações e doenças, com auxilio de pulverização localizada;
  • Mapeamento do solo para irrigação apropriada;
  • Verificação do solo e identificação de onde será aplicado fertilizantes; e,
  • Levantamento de áreas com solo degrado.

Sem contar que todo esse arsenal de informação pode ser utilizado para estimar a produtividade do local.

Por último, mas não menos importante, a agricultura de precisão traz para o campo a automatização do maquinário e dos equipamentos.

Agricultura de precisão por GPS

Uma das formas de realizar a agricultura de precisão numa propriedade é por meio do GPS (Global Position System). Dessa forma, é possível receber coordenadas geográficas através de amostragens de solo feitas por sensores fixos.

Também é possível elaborar mapas de fertilidade a partir das informações coletadas de cada ponto.

Neste caso, o uso de sensores ambientais é de extrema importância, pois eles que irão apontar as condições do solo, do ar, e até mesmo da plantação.

Para isso, a Macnica DHW possui um amplo portifólio de sensores ambientais, tornando o desenvolvimento do seu projeto muito mais rápido.

Nosso portifólio contempla ainda o sistema de GPS, que é de extrema importância para o agronegócio, o uso de drones e maquinário autônomo.

Ainda sobre equipamentos autônomos, temos também a solução de retrofit de máquinas, como tratores e colheitadeiras.

Sistema de GPS: As fabricantes Quectel e Telit oferecem ótimas opções de módulos GPS para o desenvolvimento do seu dispositivo.

Equipamentos autônomos: Um forma rápida e com excelente custo beneficio, é o uso de retrofit de máquinas e equipamentos oferecido pela fabricante SafeAI.

Com a solução da SafeAI, os veículos e equipamentos usados são transformados em veículos autônomos, reduzindo a necessidade de investimento na compra de novos veículos .

Existem muitas formas de aumentar a produtividade no agronegócio, seja utilizando dados de sensores distribuídos pelo campo, drones e até mesmo veículos autônomos.

Quer saber mais sobre as nossas soluções que podem ser aplicadas no Agronegócio?

Entre em contato conosco.

Leia também:

Soluções para Agricultura de Precisão: Controle e monitoramento eletrônico de lavouras e plantios.

IoT : Os benefícios da tecnologia na agricultura

Por que utilizar o retrofit de máquinas?