Tecnologia BrainTech presente no agronegócio

Tecnologia BrainTech presente no agronegócio

Tecnologia BrainTech presente no agronegócio

Durante a participação da Macnica Europa na feira internacional Embedded World , ocorrida na última semana, uma das soluções apresentadas aos visitantes e que chamou muita atenção foi a tecnologia BrainTech da InnerEye, trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW.

A tecnologia combina inteligência artificial (AI) com experiência humana e tem como objetivo resolver problemas complexos que hoje estão além da abordagem tradicional de machine learning (ML).

solução da InnerEye interpreta as ondas cerebrais geradas como resposta ao estimulo visual de reconhecimento de padrões de imagem e tem como uma das principais vantagens agilidade na identificação dos dados visuais, visto que, a resposta cerebral é muito mais rápida que a ação motora do nosso corpo.

Na demonstração realizada pelo Presidente da Macnica DHW e Diretor da Divisão de Soluções de Tecnologia da Macnica Europa, Fábio Petrassem de Sousa, ele utiliza um sensor de eletro-encefalograma para coletar os sinais cerebrais enquanto observa as imagens na tela. (assista o vídeo).

Na demonstração a tarefa é identificar peças de roupa com padrão de camuflagem (perceba que a velocidade das imagens é bem alta, em torno de 3 a 4 imagens por segundo).

Esta velocidade é aceitável para a tarefa, visto que, não é necessário executar qualquer ação motora de identificação. Ou seja, sempre que houver o reconhecimento de padrão visual o cérebro vai gerar sinais que serão reconhecidos pelo software da InnerEye.

Além disso, a imagem responsável pela geração destes sinais cerebrais é separada automaticamente em outro grupo. Ao final da demonstração, é gerado um relatório de performance como mostra a imagem abaixo.

Relatório gerado para a tarefa de selecionar roupas com camuflagem, mostrando as roupas selecionadas e a performance durante a demonstração.
(Fonte: Arquivos próprios)

Além disso, a tecnologia braintech da InnerEye já está sendo testada por instituições de pesquisa importantes do setor de agronegócio, como a Embrapa.

Em abril os pesquisadores da Embrapa Soja estiveram na sede da Macnica DHW, em Florianópolis, testando a solução e avaliando a sua eficiência na identificação de doenças em soja.

Durante a visita, os pesquisadores ficaram impressionados com o grau de acurácia e rapidez que a solução oferece na identificação de plantas doentes. Para saber mais sobre este projeto, assista o nosso Macnicast, onde o Presidente da Macnica DHW conversou com o pesquisador da Embrapa, Jayme Barbedo.

E para saber mais sobre a solução BrainTech da InnerEye, fale conosco!