Hidrômetros Inteligentes utilizando Tecnologia 5G

Hidrômetros Inteligentes utilizando Tecnologia 5G

Hidrômetros Inteligentes utilizando Tecnologia 5G

A tecnologia 5G está chegando, aliás ela já chegou em várias cidades brasileiras, como Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo.

Dentre tantas inovações que a tecnologia 5G apresenta podemos destacar que uma das principais é oferecer recursos para que as soluções IoT possam expandir seus mercados de aplicação. Trazendo recursos para que a conectividade chegue onde antes não era possível, como destaca a Revista Olhar Digital.

Setores como o agronegócio terão um salto de inovação com tantos recursos, mas enquanto a tecnologia 5G não chega em todos lugares, existem outras tecnologias de conectividade que atendem diversas demandas do mercado. E o melhor é que a Macnica DHW possui todas estas soluções em seu portfólio para que você saia na frente desenvolvendo o seu projeto.

Outro mercado de soluções IoT que vêm crescendo bastante é o das cidades inteligentes. A cada dia, vemos como a tecnologia está proporcionando conexão e insights para tornar as cidades mais inteligentes.

Atualmente, já é possível cruzar os dados das câmeras públicas, semáforos e iluminação com dados de carros e pessoas para gerar informações importantes sobre a cidade e seu funcionamento, ou seja, gerar insights valiosos que proporcionam mudanças no sistema.

Sem contar que as soluções IoT neste contexto de cidade inteligente oferece muitas opções de inovação.

Uma delas é solução para hidrômetros inteligentes, onde o consumo de água é monitorado em tempo real. Isso facilita muito a identificação de vazamentos e evita desperdícios.

Inclusive, um estudo da Sydney Water mostrou que o uso de medidores inteligentes diminuiu o uso de água em 6% em sistemas residenciais e essa redução que foi mantida mesmo após o período de estudo.

Funcionamento dos hidrômetros inteligentes

Os hidrômetros inteligentes utilizam sensores de fluxo de água e de temperatura para monitorar o ponto de conexão hidráulica. Além disso, o sistema possui conectividade, para habilitar as características de solução IoT, que pode ser a conectividade via tecnologia 5G.

Devido a conectividade, esses medidores inteligentes podem ser monitorados remotamente. Isso é importantíssimo, pois elimina a necessidade de os agentes de serviços públicos fazerem leituras manualmente. Sem contar, que o sistema envia atualizações em tempo real quando detectam sinais de vazamento ou adulteração no sistema.

Podemos destacar que os principais benefícios do gerenciamento de medidores de água habilitados para IoT, os hidrômetros inteligentes, são:

  • Evitar o desperdício de água, identificando imediatamente vazamentos e problemas na medição.
  • Reduzir os custos de mão-de-obra e eliminar a necessidade de agentes de serviços públicos realizarem a leitura de medidores pessoalmente.
  • Identificar padrões de consumo para se preparar melhor para o aumento ou redução do consumo de água.

Como vimos que existem muitas vantagens para associar tecnologia e conectividade aos sistemas que já existem em nossas cidades, tornando-as cidades ainda mais inteligentes.

Tecnologia 5G para soluções IoT

A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel que está chegando no Brasil. Ela possui maior alcance e velocidade que permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos. Isso possibilita o acesso a produtos inovadores nos mais variados mercados.

Para tornar essa conexão possível, o seu produto precisa estar habilitado para isso, ou seja, precisa de módulos de conectividade GNSS para 5G e a Macnica DHW possui as melhores soluções do mercado.

Além disso, se na região que você atua ainda não existe o sinal 5G, você pode iniciar o seu projeto utilizando tecnologia 4G e depois evoluir para a tecnologia 5G com pequenos ajustes no layout do seu projeto, devido ao fácil upgrade que os módulos permitem.

As principais linhas de módulos GNSS que apresentamos são a Telit e a Quectel, cada uma com suas vantagens de acordo com a aplicação do seu produto. Por isso, conheça um pouco mais sobre elas.

De forma geral, os módulos 5G conectam dispositivos IoT à vanguarda das redes celulares, com taxas de dados ultra altas e latência ultrabaixa – permitindo aplicações tão diversas quanto direção autônoma, jogos de realidade virtual, fabricação inteligente orientada por IA e robótica sejam realizadas.

Telit

Telit oferece diversas soluções para tecnologia 5G e os seus principais diferenciais são:

  • Permite o desenvolvimento de projetos com ampla agregação de operadoras de rede celular e a maior taxa de transferência em qualquer cobertura 5G.
  • Os módulos operam sob todas as constelações, ou seja, possui receptores de posicionamento por satélite integrados.
  • Habilita a expansão de sua implantação de soluções IoT em diversos lugares do mundo, devido a certificação dos módulos.
  • Coloca o seu produto rapidamente no mercado com as ferramentas de desenvolvimento exclusivas da Telit.

Quectel

Quectel possui em seu portfólio muitos módulos 5G IoT, a fim de ajudar o desenvolvimento de todos os tipos de projetos com tecnologia 5G, tudo isso com módulos que possuem:

  • Longevidade de produção.
  • Segurança e alto desempenho no processamento.
  • Disponibilidade de módulos certificados e em certificação no Brasil e no mundo.
  • Ferramentas de desenvolvimento para levar o seu produto ainda mais rápido para mercado.

Entre em contato conosco para saber mais sobre a tecnologia 5G e como ela beneficia as soluções IoT de diversos mercados.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!