Produto para manutenção preditiva está no mercado

Produto para manutenção preditiva está no mercado

Produto para manutenção preditiva está no mercado

Mais um case de sucesso, com a colaboração da Macnica DHW, foi concluído. Trata-se do sistema Report-fi, da AQTech, que já está no mercado e apresentando ótimos resultados no monitoramento wireless para manutenção preditiva.

O Report-fi foi desenvolvido pela AQTech e Jordão Energia, com o suporte da EDF Norte Fluminense, no âmbito do Programa de P&D regulado pela ANEEL PD-00678-0321/2021, e está em conformidade com os mais modernos conceitos da indústria 4.0. É um sistema de monitoramento sem fio de vibração, temperatura e consumo de energia, que permite um acompanhamento em tempo real dos equipamentos.

Baseado nos requisitos do produto em desenvolvimento, a Macnica DHW buscou e apresentou as melhores opções de tecnologia para o projeto.

“A Macnica teve papel fundamental nesse processo, apresentando e sugerindo componentes e soluções robustas que foram adotadas no projeto”, destacou o Diretor Técnico da AQTech, Tiago K. Matsuo.

Tecnologias presentes no sistema Report-fi

O Report-fi é um sistema de monitoramento preditivo de vibração, corrente e temperatura que utiliza tecnologia IoT Industrial; e é formado por dispositivos edge, denominados “Multisensor”, e por um dispositivo roteador, denominado “Gateway”.

Sistema completo Report-fi (Fonte: AQTech)

Cada Multisensor é alimentado por bateria e pode ser configurado em hardware para operar como um sensor de corrente e temperatura, de vibração e temperatura ou como um repetidor.

Para realizar o processamento no Multisensor foi utilizado um processador ARM Cortex-M ultra-low-power, associando alto desempenho e alta taxa de amostragem (1.8 MSPS) com baixo consumo.

Assim, cada Multisensor coleta os dados, faz o tratamento (FFT do sinal) e envia o resultado via rede wireless utilizando a tecnologia SmartMesh®, que otimiza a transmissão dos dados entre os dispositivos Multisensor e o Gateway.

Gateway foi desenvolvido para receber os dados de cada Multisensorprocessar e enviar as informações à um banco de dados. Neste caso, para realizar o processamento no Gateway foi utilizada a tecnologia FPGA Intel, mais especificamente a plataforma SoM Borax. Uma tecnologia robusta, capaz de processar localmente um grande volume de dados, deixando o pacote a ser enviado menor e rico de informações.

Em cada decisão sobre a tecnologia utilizada sempre se pensou na futura industrialização do produto, o que requer que fossem utilizadas tecnologias confiáveis e validadas no mercado. “Vale destacar que a tecnologia de rede mesh industrial SmartMesh® e a plataforma SoM Borax, trouxeram robustez e escalabilidade para esta solução”, adicionou o Tiago Matsuo.

Segundo o Coordenador e Engenheiro da equipe de Suporte e Desenvolvimento da Macnica DHW, Vladimir Duk, o projeto trouxe consigo o desafio de conciliar características técnicas, funcionais e de baixo custo. “Este desafio foi vencido com a colaboração do nosso time que aliou competência técnica com a diversificação de linhas de soluções e de componentes que oferecemos”, destacou.

Segundo Matsuo, todo o esforço do time Macnica DHW em trazer as melhores tecnologias e desenvolver as melhores soluções foi validada com o sistema passando por diversos testes em laboratório e em campo. “Inclusive pelo processo de certificação da ANATEL, estando apto para ser comercializado”, complementou.

Report-fi em campo na EDF Norte Fluminense.

Lançamento do produto Report-fi

Na última edição do Energy Show, realizado em Florianópolis, em julho, o Report-fi foi lançado oficialmente pela AQTech.

O sistema é de fácil instalação e operação, com um custo competitivo, superando uma das maiores barreiras na aplicação de mecanismos de eficiência energética.

Além disso, o uso do Report-fi não se restringe às usinas termelétricas, podendo ser usado em quase todos os segmentos industriais e até nos setores residenciais e comerciais, como em grandes condomínios e shopping centers.

De forma geral, o sistema desenvolvido minimiza a necessidade de monitoramento manual das máquinas, bem como, os erros humanos e riscos de acidente associados a este processo manual.

Além disso, o Report-fi traz uma visão do estado dos equipamentos da planta em tempo real, o que é imprescindível para a implementação da manutenção preditiva em usinas geradoras de energia, plantas industriais, tudo isso em conformidade com os mais modernos conceitos da Indústria 4.0.

Quer saber como você também pode contar com o time de desenvolvimento da Macnica DHW para o sucesso do seu produto?

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar no seu projeto com as melhores tecnologias do mercado. 

Conheça os participantes do projeto:

EDF Norte Fluminense

A EDF Norte Fluminense é um dos principais ativos no Brasil do Grupo Electricité de France (EDF), a maior empresa de energia elétrica do mundo, presente nos cinco continentes. Como plataforma de desenvolvimento para projetos e serviços de geração térmica e hídrica, produz energia para mais de 4 milhões de pessoas no Brasil. Por meio da gestão eficiente, governança moderna e estrutura consolidada, a EDF Norte Fluminense oferece soluções competitivas, tendo a preservação ambiental como umas das prioridades no processo de desenvolvimento. Com isso, tem se tornado referência em eficiência operacional e no setor elétrico brasileiro, assumindo um papel fundamental frente aos objetivos do Grupo EDF no país.

AQTech

AQTech desenvolve e implanta soluções de diagnóstico de falhas e prognóstico da vida útil de sistemas de energia elétrica. Os produtos e serviços da AQTech viabilizam a adoção de políticas de manutenção preditiva (baseada na condição) para a melhoria da gestão de ativos de energia, com impactos na redução de custos, aumento da produtividade e lucratividade dos negócios das concessionárias do setor elétrico.

A AQTech é uma empresa de base tecnológica que desenvolve soluções de monitoramento e diagnóstico para o mercado de energia elétrica. Possui atualmente mais de 80 clientes espalhados por 8 países.

Jordão Energia

A Jordão Energia foi fundada em 1998, e durante toda a sua trajetória primou pela excelência no desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica, execução de Estudos Elétricos e projetos de Eficiência Energética. A Jordão Energia investe fortemente na capacitação profissional e no fortalecimento de parcerias estratégicas para desenvolvimento de projetos, produtos e novos negócios.

Macnica DHW

A Macnica DHW atua como distribuidora de semicondutores e fornecedora de soluções IoT & AI. Possui um time dedicado ao desenvolvimento de projetos com grandes clientes, nos mais diversos mercados. Além disso, no Brasil, a empresa é desde 2020 o Centro de Excelência Intel para AI e HPC.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!