Campus universitário muito mais seguro com tecnologia AI

Campus universitário muito mais seguro com tecnologia AI

Campus universitário muito mais seguro com tecnologia AI

Uma das grandes preocupações no campus universitário é a segurança das pessoas, por isso, o investimento em sistemas de segurança é frequente.

Entretanto, notícias de assaltos e atentados infelizmente ainda ocorrem, como relatam as matérias do Jornal Gaúcha ZH e Jornal Globo.

Além das perdas financeiras, assaltos podem ser acompanhados de agressões e deixam abalos psicológicos nas vítimas.

Por estes motivos, fica claro que só aumentar o número de câmeras no campus universitário não é o suficiente, é preciso mais, é necessário adicionar Inteligência Artificial (AI), associando um software inteligente que monitora as imagens em tempo real e emiti alertas para a equipe sempre que uma situação anormal acontece.

Essa solução já existe e foi trazida para o Brasil com exclusividade pela Macnica DHW. A Solução AI da Icetana já está sendo utilizada em diversos países, como por exemplo no Canadá, onde a solução trouxe muitos ganhos para a Universidade Mount Royal.

 

Solução AI da Icetana aplicada ao campus universitário MRU

O campus da Universidade Mount Royal possui mais 14 mil alunos que se deslocam num espaço de aproximadamente 280 mil metros quadrados. Neste espaço existem 512 salas de aula e 1850 escritórios.

Essa grande estrutura de segurança que contava com muitas câmeras ainda falhava na identificação de situações suspeitas e de risco a comunidade universitária.

Além disso, o grande desafio era aumentar a eficiência do sistema de segurança do campus sem aumentar a equipe de segurança. Ou seja, era necessário investir em tecnologia, e o campus universitário investiu na solução AI da Icetana.

 

 

Resultados e funcionamento da solução AI

Primeiramente, o setor de Serviços de Segurança da Universidade Mount Royal reconheceu que um único operador não pode revisar centenas de câmeras, desta forma, seria um ganho instalar a solução AI da Icetana, que mostra apenas atividades anormais, aumentando muito a eficácia da vigilância.

Através de muitos estudos ficou claro que um único operador pode basicamente olhar apenas para duas câmeras, explicou Peter Davison, diretor de Serviços de Segurança. “Agora com a solução AI da Icetana, a equipe de segurança de câmeras não está mais olhando para 300 imagens por vez, agora eles se concentram apenas nas situações normais que aparecem.”

Além disso, a solução AI da Icetana utiliza Ethical AI, na qual o software aprende e reconhece formas, tamanhos e movimentos.

Desta forma a solução AI aprende o que é normal, como quando os alunos estão no campus e quando não estão: dia da semana x fim de semana – visto que são horários que apresentam comportamentos totalmente diferentes.

 

Figura 1. Câmeras com comportamento normal estão “mutadas” e câmeras com ações incomuns estão visíveis.

Como mostra a Fig. 1, as câmeras que identificam comportamentos normais ficam “mutadas – tela preta”, mas quando se detecta uma anomalia, essa imagem aparece imediatamente na tela principal do sistema.

Outra vantagem é que a equipe de segurança pode determinar a sensibilidade do software para identificar ações anormais. Ou seja, eles ajustam para mostrar mais ou menos o que está acontecendo em um determinado local ou hora do dia.

O que é imprescindível para sistemas de segurança no campus universitário, local que apresenta um ambiente completamente diferente durante o dia e a noite. Normalmente a noite qualquer movimento gera a transmissão ao vivo na tela principal.

Onde a solução AI da Icetana atua no campus universitário?

 

Por exemplo, se uma pessoa andasse pelo campus universitário com uma arma, o sistema notaria imediatamente o movimento súbito e apressado de todas as pessoas ao redor da pessoa, porque isso não seria normal.

Assim, à medida que o indivíduo armado continua andando, as câmeras começam a aparecer com a transmissão ao vivo porque outras pessoas ao redor continuariam reagindo de maneira anormal e isso acionaria o sistema, permitindo uma rápida ação da equipe de segurança.

Além disso, o sistema não mostrará o fluxo normal de pessoas entrando no portão da universidade, mas sinalizará se tiver pessoas correndo, se dispersando ou paradas neste local.

Da mesma forma, o sistema exibe as imagens na tela principal ao vivo quando identifica:

  • um caminhão onde um carro costuma transitar
  • pedestres e a pessoas carregando ou puxando objetos incomuns em estacionamentos
  • acidentes como quedas de pessoas e aglomerações.

 

 

Primeiros resultados:

 

 

A equipe de segurança relatou que no primeiro dia após a instalação da solução AI da Icetana, foram identificados: um veículo vendendo donuts no estacionamento e alguns alunos brincando de luta no terceiro andar das salas de aula.

Esses são alguns exemplos de situações que antes passavam despercebidas pela equipe que monitora mais de 300 câmeras na tela, atendia telefonemas e executa serviços administrativos.

Entretanto, isso não significa que todas as ações incomuns identificadas geram um movimento da equipe de segurança, mas agora eles estão cientes das situações em tempo real.

Por fim a Universidade Mount Royal se tornou referência para sistemas de segurança, utilizando câmeras de alta qualidade que alimentam um único sistema (da Icetana), que é muito robusta e expansível.

Inclusive o campus universitário é muito visitado por outras universidades e empresas do Canadá, pois obteve grandes melhorias sem aumentar a equipe de segurança.

Solução AI da Icetana se tornou os “olhos” que faltavam para deixar o sistema de segurança atual muito mais eficiente.

Entre em contato conosco para saber como aumentar a eficiência do seu sistema de segurança associando a solução AI da Icetana ao seu atual sistema.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!