Smart Building: infraestrutura para Smart Cities

Smart Building: infraestrutura para Smart Cities

Smart Building: infraestrutura para Smart Cities

A construção de ambientes inteligentes como as Smart Cities traz incontáveis vantagens a população dos centros urbanos que, a cada ano, cresce significativamente.

Para que tecnologias inovadoras sejam implantadas em segmentos como mobilidade, sustentabilidade, segurança e governança, é necessário que haja uma base que dê sustentação à essas soluções.

Nesse sentido, é preciso que soluções para a infraestrutura das Smart Cities sejam implementadas a fim de gerar dados e métricas para que as tecnologias de outros segmentos tenham sucesso.

A adoção de dispositivos IoT em edificações públicas ou privadas em ambientes de ensino, corporativos, comerciais ou industriais permite que esses locais operem com maior eficiência – ou seja, com menor desperdício de recursos.

Estes dispositivos IoT podem mensurar, por exemplo, a luminosidade e temperatura do ambiente, a qualidade do ar, o consumo de energia elétrica de salas ou equipamentos, o consumo de água, a presença de pessoas, entre tantos outros parâmetros.

Um exemplo de solução para a infraestrutura de Smart Building é a desenvolvida pela Tempel Technologies, que já foi validada através do Perini City Lab.

Trata-se de dispensers inteligentes que mensuram em tempo real o nível dos insumos neles contidos, como por exemplo, papel higiênico, papel toalha e sabão líquido. Através da coleta desses dados, as equipes de manutenção podem efetuar a troca ou reposição dos materiais somente no momento necessário, evitando o desperdício e reduzindo o tempo gasto inspecionando se é ou não hora de trocá-los.

Dispensers inteligentes desenvolvidos pela Tempel Technologies e que foram validados através do Perini City Lab.

Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para ambientes inteligentes ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.

Sobre o Perini City Lab:

O Perini City Lab é o primeiro one-stop shop do Brasil de soluções para cidades inteligentes – um projeto do Ágora Tech Park, parque tecnológico instalado no Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, coordenado pela Macnica DHW.

Neste ambiente, que simula as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, é possível realizar testes, simulações e desenvolvimento de soluções voltadas para a temática de Smart Cities.

Saiba mais sobre os projetos do Perini City Lab no vídeo abaixo:

Veja também o episódio do Macnicast sobre o 121 Smart Shop, que está rodando no Perini.