Segurança pública inteligente para Smart Cities

Segurança pública inteligente para Smart Cities

Segurança pública inteligente para Smart Cities

O planejamento de centros urbanos mirando torná-los Smart Cities muitas vezes levanta um importante questionamento: o que, de fato, proporciona a qualidade de vida aos moradores de uma cidade?

As principais respostas tendem a envolver locais com grandes áreas verdes e limpas; investimento e incentivo à educação, saúde e lazer; oportunidades de empregos, entre outros. Além destes, outro importante ponto é com relação à segurança que o ambiente oferece àqueles que nele vivem e circulam.

Sendo assim, os instrumentos mais comuns a serem adotados para a melhoria da segurança pública em centros urbanos são investimentos na contratação de maior número de policiais e vigilantes, na compra de mais veículos para patrulhamento, bem como de armamento e outros itens necessários para a manutenção do modelo de segurança ostensiva.

Vigilância ostensiva é um dos instrumentos mais comuns adotados para a segurança de ambientes urbanos.

Já em ambientes como as Smart Cities, a tecnologia é vista como um meio de tornar a segurança pública mais eficiente e eficaz, sendo um importante aliado para os órgãos de defesa. E nos últimos anos, as cidades têm entendido que o investimento em câmeras e tecnologias de videomonitoramento são bastante benéficas.

Sendo assim, de que forma podemos melhorar ainda mais a segurança pública?

Aproveitando a tecnologia existente e adicionando inteligência artificial (AI) nos sistemas de segurança. E é exatamente isso que a solução AI da Icetana trazida com exclusividade pela Macnica DHW ao Brasil faz.

Uma solução AI capaz de identificar de forma automática eventos e ações incomuns que, em muitos casos, podem oferecer risco à saúde e segurança de pessoas e do ambiente. E, tudo isso em tempo real.

Uma das principais vantagens da solução AI da Icetana é ser um software que pode ser implantado no sistema de câmeras e hardware já existente no ambiente, entregando uma melhoria significativa nos índices de segurança com baixo custo.

Além disso a solução AI da Icetana apresenta outros benefícios como:

  • Identifica eventos suspeitos, permitindo a intervenção com antecedência
  • É escalável para qualquer tamanho de operação de vigilância
  • Permite que um único operador monitore até 300 câmeras
  • Reduz o índice de ocorrências não notadas por distração
  • Identifica eventos que possam comprometer a saúde e segurança das pessoas, como incêndios
Plataforma Icetana em operação: auxilia o operador do sistema de videomonitoramento na tomada de decisão.

Se você quiser saber mais sobre as soluções para segurança pública que a Macnica DHW oferece para ambientes inteligentes ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.