Manutenção preditiva na Indústria 4.0 = mais eficiência

Manutenção preditiva na Indústria 4.0 = mais eficiência

Manutenção preditiva na Indústria 4.0 = mais eficiência

Indústria 4.0 promove principalmente a otimização dos recursos, ou seja, fazer ainda mais com o que se tem. Neste sentido, a manutenção preditiva vem se destacando, e muito! Pois através da sua aplicação eliminamos o passo: resolver o problema somente quando ele acontece, para algo muito mais eficiente e inteligente: antecipar a resolução do problema e evitá-lo.

Tudo isso é possível por que o avanço tecnológico já chegou em todos os segmentos de mercado, com muitas opções de sensores, sistemas de monitoramento e, principalmente, inteligência aplicada no processamento dos dados.

transformação digital, conta com muita inteligência para tratar os dados coletados e, assim, gerar insights que permitem ações rápidas e decisões assertivas.

Neste ponto, vale destacar que a Inteligência Artificial (AI), as técnicas de machine learning (ML), entre outras, estão cada vez mais acessíveis e oferecendo muitas vantagens para quem as utiliza.

Outro ponto importante da Indústria 4.0, é que a transformação digital não significa mudar todo o processo da noite para o dia. A mudança vai acontecendo de acordo com as medidas de inovação que são adotadas, ou seja, é um caminho a ser trilhado.

E como todo novo caminho pode gerar dúvidas, principalmente na escolha de por onde começar e qual tecnologia adotar, a Macnica DHW conta com um time de especialistas que vai te ajudar na escolha e implementação da melhor tecnologia para o seu processo de transformação digital.

Manutenção Preditiva

As soluções voltadas para manutenção preditiva da Macnica DHW que atendem a diferentes mercados, monitoram os equipamentos da linha de produção em tempo real utilizando inteligência artificial.

Desta forma, qualquer comportamento fora do esperado será identificado e alertado, o que permite que ações de prevenção e correção sejam realizadas no início do problema.

Sem contar que a manutenção preditiva também permite o melhor aproveitamento dos equipamentos, visto que, agora eles podem trabalhar por mais tempo, de forma segura, quando comparados com as ações da manutenção preventiva, que prevê a troca das peças em tempos fixos.

Soluções Inteligentes para Manutenção Preditiva

Como cada setor tem suas características e necessidades, hoje apresentaremos três soluções para manutenção preditiva, cada uma com suas especificações e atendendo diferentes mercados.

  • ADI OtoSense – sensor inteligente de motores baseado em AI
  • UtterBerry – uma coleção de sensores inteligentes em miniatura e de ultrabaixa potência, que formam uma rede mesh entre si
  • Senspider – um dispositivo compacto capaz de coletar, tratar e processar os dados localmente utilizando AI

Solução ADI OtoSense

ADI OtoSense é uma solução completa de hardware e software pronta para o uso.

Ou seja, basta instalar o sensor no motor e ela já está apta a iniciar seu processo de configuração e posterior monitoramento.

Inclusive, é possível fazer a sua instalação sem a necessidade de desligar o motor, é muita versatilidade, não é mesmo?

Além disso, com a solução ADI OtoSense é possível monitorar os motores estando a quilômetros de distância, visto que os dados estarão disponíveis no dashboard web e no app mobile da solução.

É uma solução compacta, de fácil instalação e rápida configuração para que os motores do chão de fábrica sejam monitorados em tempo real, aplicando as medidas de manutenção preventiva.

Solução UtterBerry

O Sistema UtterBerry consiste em uma coleção de sensores em miniatura, artificialmente inteligentes e de ultrabaixa potência, desenvolvidos para o monitoramento de ativos e ambientes.

Como os sensores se comunicam, formando entre si uma rede mesh, os dados são transmitidos de forma mais eficiente em campo, esta característica é um grande diferencial desta solução.

Além disso, com a solução UtterBerry é possível obter informações riquíssimas no processamento inicial ainda em campo, através do cruzamento dos dados coletados que a rede mesh proporciona, o que é uma vantagem quando comparado aos resultados de dados coletados em campo e tratados apenas na nuvem.

Outra vantagem dos sensores UtterBerry, é que eles são capazes de monitorar diversas variáveis dos equipamentos, como por exemplo: dados ambientes (temperatura, umidade, pressão, luminosidade), dados de deslocamento, monitoramento de fluxo de fluidos e de pessoas.

Com tantos recursos, a solução UtterBerry vai além da manutenção preventiva e se torna um recurso importantíssimo na transformação digital de diversos segmentos como:

  • Hospitais
  • Rodovias
  • Agricultura
  • Manutenção Predial
  • Construção Civil
  • Ferrovias (Trem, Metro)
  • Dispositivos IoT
  • Indústria 4.0
  • Monitoramento de pessoas (Grandes eventos, Aglomerações, Feiras, Festivais, Jogos de Futebol)

Solução Senspider

Senspider é uma solução compacta de hardware e software para manutenção preditiva de grandes motores industriais, assim como motores de navios, por exemplo.

Senspider: Terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial (AI) e machine learning (ML) ideal para aplicações de Indústria 4.0, como a manutenção preventiva.

Senspider permite coletar dados de diversos sensores de vibração, temperatura e propósito geral, com seus cards modulares:

  • Interface para sensores de vibrações de alta velocidade (SSPC1310)
  • Interface para sensores de propósito geral (SSPC1320)
  • Interface pra sensores de temperatura (SSPC1330)

Além disso, a Senspider é capaz de processar localmente dados coletados utilizando algoritmos de Inteligência Artificial e de machine learning (ML), ao mesmo tempo que envia para um servidor os dados já processados.

Assim, a análise e tecnologia incorporada ao processo existente, contribuem para reduzir o tempo de inatividade das máquinas/motores e melhorar a eficiência do trabalho de manutenção nas fábricas, através da manutenção preditiva.

Com esta gama de informações coletadas e ferramentas é possível realizar:

  • Detecção de anormalidades
  • Manutenção preditiva
  • Monitoramento da operação em tempo real
  • Rastreabilidade
  • Análise das causas de falhas
  • Automação da inspeção das máquinas

São muitas vantagens que as soluções para manutenção preditiva oferecem para a Indústria 4.0, principalmente para aqueles processos que possuem equipamentos extremamente importantes e que não podem falhar!

Como apresentado, cada segmento de mercado possui as suas demandas e necessidades quando falamos em transformação digital.

Entretanto, a Macnica DHW possui as melhores soluções quando se pensa em Indústria 4.0 e manutenção preditiva.

Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe auxiliar no seu processo de transformação digital!

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!