A maior estrela da Copa do Mundo é a tecnologia

A maior estrela da Copa do Mundo é a tecnologia

A maior estrela da Copa do Mundo é a tecnologia

A Copa do Mundo do Catar começou e o show vai muito além do futebol!

Até o dia da grande final, 18 de Dezembro, teremos 64 jogos cheios de muita tecnologia para deixar o espetáculo ainda melhor.

A lista inclui sistemas utilizando inteligência artificial (AI) para o sistema VAR, conectividade 5G, drones e IoT.

Inteligência Artificial para o VAR

Uma das grandes revoluções do futebol nos últimos anos foi o VAR, que consiste em analisar imagens de vídeo para ajudar o árbitro a tomar a melhor decisão nos lances.

Desta forma a Inteligência Artificial veio para somar nesta conta e diminuir qualquer dúvida. Utilizando o processamento das imagens de 12 câmeras instaladas no teto dos estádios com os dados de geolocalização da bola e dos jogadores em tempo real, a rede AI será capaz de avaliar se houve impedimento ou não com um alto grau de confiabilidade. Sem contar que com todas estas informações será possível recriar o lance com imagens 3D nos telões dos estádios.

A Inteligência Artificial que já está presente em muitas soluções de vídeo para monitorar processos, agora também está sendo utilizada nos jogos da copa do mundo.

Conectividade 5G

A tecnologia 5G que já está presente no Brasil também proporciona muito conectividade para quem estiver no Catar, proporcionando muita interatividade aos torcedores.

No Shopping Mall of Qatar é possível ter uma experiência imersiva de Realidade Virtual (RV) dos jogos. Ou seja, utilizando óculos 3D é possível se sentir dentro de campo!

Para tanto as imagens de 16 câmeras instaladas nos estádios são transmitidas via rede 5G para o sistema do shopping, permitindo que os usuários tenham diversos ângulos do jogo disponíveis. ( É quase como estar em campo!!)

Drones

Nesta copa, os drones estarão registrando cada movimento dos jogadores com seus movimentos precisos e rápidos.

Entretanto, eles também terão um papel muito importante no sistema de segurança, principalmente identificando outros drones não autorizados na região dos jogos.

Afinal, a segurança sempre é prioridade em todos os lugares, e aqui no Brasil, você pode ter com exclusividade a solução da Icetana, que adiciona AI ao sistema já instalado!

Tecnologia IoT Wearable

Como vimos a tecnologia está presente em todos os níveis desta copa do mundo e não poderia ser diferente com as camisetas.

Para garantir o bem estar dos jogadores, as camisetas inteligentes estão equipadas com micro sensores. Este sistema IoT é capaz de monitorar a temperatura do corpo, nível de estresse, respiração, hidratação e outros sinais vitais importantes dos jogadores.

Após coletados, os dados são enviados para a nuvem via Bluetooth, tornando possível monitorar a performance e saúde dos jogadores durante os jogos da copa. É alto rendimento do início ao fim!

Essa é a tecnologia que vemos em pulseiras ou relógios inteligentes sendo elevada ao nível de copa do mundo de futebol.

Essas são algumas das tecnologias que estão presentes na Copa do Mundo do Catar 2022 e que a Macnica DHW possui em seu portifólio!

Entre em contato conosco e saiba como levar essas e outras tecnologias disruptivas para o seu negócio e marcar um gol de placa!