Conheça o Minuto Tech: um minuto com nossos especialistas

Conheça o Minuto Tech: um minuto com nossos especialistas

Conheça o Minuto Tech: um minuto com nossos especialistas

Tecnologia é o que faz o nosso coração bater mais rápido, e desta paixão nasceu o Minuto Tech, um quadro onde diversos tópicos são abordados pelos especialistas da Macnica DHW!

O Minuto Tech é um quadro que o Departamento de Marketing criou este ano com o intuito de aproximar ainda mais as nossas tecnologias de nossos clientes. Por isso, todas as sextas-feiras exibimos em nossas redes sociais este programa que tem duração de 1 minuto.

No Minuto Tech os nossos especialistas falam sobre curiosidades, novidades e muito conhecimento tecnológico de uma forma fácil e descontraída.

Conheça um pouco do que rolou no Minuto Tech até agora.

Potencial da Tecnologia FPGA Intel

O quadro Minuto Tech estreou com o nosso especialista em tecnologia FPGA Intel, Neimar Marques.

Neimar falou sobre as principais aplicações da FPGA no Brasil e exemplificou com projetos desenvolvidos pela Macnica DHW utilizando as FPGAs Intel.

Uma das aplicações é um produto portátil alimentado por bateria com comunicação Wi-Fi para aplicação em sistemas de geração de energia elétrica. Além disso, Neimar comentou sobre como a FPGA pode ser versátil para atualizações do sistema em campo e do alto grau de segurança da propriedade intelectual desenvolvida.

Solução BrainTech para Redes AI

Em seguida, foi a vez da Inteligência Artificial (AI) ter seu destaque no Minuto Tech e o desenvolvedor Eduar Andriguetti falou sobre a tecnologia BrainTech da InnerEye. Uma tecnologia que utiliza as ondas cerebrais para rotular os dados utilizados no treinamento de redes AI.

Desta forma, as redes AI são aperfeiçoadas considerando o grau de certeza dos especialistas que utilizam o capacete sensor, o que chamamos de softlabel. Além disso, Eduar contou um pouco sobre o projeto que está sendo desenvolvido com a Embrapa para a identificação de doenças na soja.

O que é a Distribuição Inteligente?

Distribuição Inteligente da Macnica DHW vai além da logística e distribuição de componentes eletrônicos. Contamos com um time de desenvolvedores e especialistas nas mais diversas áreas de hardware, software e soluções IoT e AI que pode auxiliar os nossos clientes na escolha dos melhores componentes e soluções para os seus projetos.

Com um time super capacitado os nossos clientes contam com suporte técnico local e apoio no desenvolvimento dos seus projetos. “Ir além da entrega do componente é o diferencial da Distribuição Inteligente da Macnica DHW”, destacou a instrutora de treinamento FPGA INTEL, Franciele Nornberg.

A importância da Manutenção Preditiva na Indústria 4.0

Logo em seguida, foi a vez de falar sobre Indústria 4.0 no Minuto Tech, e o desenvolvedor de hardware, Lucas Silva, destacou sobre as diferenças entre manutenção corretiva, preventiva e preditiva. Além disso, Lucas falou como a manutenção preditiva otimiza o uso dos equipamentos e recursos.

Por fim, quem ganhou destaque foi a Senspider, desenvolvida pela Macnica, ela é uma solução compacta capaz de coletar, tratar e processar os dados de sensores localmente utilizando inteligência artificial. A Senspider é solução completa (hardware e software) que permite que você tenha visibilidade em tempo real da sua linha de produção.

Sistemas de Segurança contam com Inteligência Artificial

Independente do segmento de mercado segurança é primordial, não é mesmo?

E quem nos contou mais sobre essa solução de inteligência artificial para sistemas de segurança foi o gerente de soluções IoT da Macnica DHW, Fabrício Petrassem Sousa. Apresentando a solução AI da Icetana que adiciona inteligência ao sistema de segurança que já está instalado e é capaz de otimizar os recursos humanos da equipe.

Isso é possível, pois a solução AI da Icetana aprende o comportamento normal do local monitorado na etapa de treinamento e depois filtra para a tela principal do sistema todas as câmeras que apresentam um comportamento anormal.

Desta forma, a equipe de segurança pode agir rapidamente sempre que uma situação anormal ou suspeita for identificada; o que normalmente representa menos de 2% das imagens coletadas pelas câmeras de segurança.

Macnica DHW desenvolve o seu projeto

Com um time técnico diversificado e complementar, a Macnica DHW é capaz de desenvolver os mais diversos projetos de hardware e software. E para explicar como o fluxo de projetos acontece chamamos o desenvolvedor de hardware, João Sehn.

João explicou que muitas vezes o cliente tem apenas uma ideia geral do projeto, e que para ajudar a tirar todas as dúvidas e trazer ideias, o time comercial e técnico da Macnica DHW entra em ação. “Conversando com o cliente nós entendemos sua necessidade e quais os requisitos do projeto, com isso, nós montamos uma proposta com o escopo do projeto, cronograma e entregáveis”.

Para exemplificar, João falou como foi realizado um projeto para a WEG, onde foi desenvolvido um sistema de comunicação entre inversores utilizado no mercado de extração de petróleo utilizando fibra ótica.

Não perca os próximos vídeos do Minuto Tech e fique por dentro das novidades, curiosidades e dicas sobre tecnologia do time Macnica DHW!

Vídeo novo toda sexta-feira no InstagramLinkedIn e Facebook!

Entre em contato conosco para saber mais sobre estas e muitas outras tecnologias que estão no nosso portifólio.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!