Macnica DHW participa do 14º Encontro Nacional ABII

Macnica DHW participa do 14º Encontro Nacional ABII

Macnica DHW participa do 14º Encontro Nacional ABII

A Macnica DHW participou esta semana do 14º Encontro Nacional ABII, realizado no Instituto Senai de Tecnologia de São Caetano do Sul, em São Paulo.

O evento contou com diversas palestras, painéis de debate, feira de soluções e teve como intuito integrar players do mercado que estão alinhados com a missão da ABII, de promover o crescimento acelerado da Indústria 4.0 e da IIoT no Brasil.

A Macnica DHW, associada da ABII, esteve representada pelo Gerente de Soluções IoT & AI, que é também um dos líderes do grupo de trabalho GT de Negócios da ABII, Fabricio Petrassem Sousa, que participou como mediador do Painel sobre a “Jornada da Transformação Digital nas Empresas”.  

Painel Jornada da Transformação Digital nas Empresas, durante o 14º Encontro Nacional ABII.

Também durante o evento, a Macnica DHW realizou a demonstração da Retrocausal, que é uma solução de visão computacional voltada para a Indústria 4.0.

A solução, baseada em Inteligência Artificial, reduz significativamente os erros no trabalho manual e repetitivo na linha de montagem através de monitoramento inteligente. Outro ponto importante da solução da Retrocausal é que ela pode ser uma grande aliada no treinamento de novos colaboradores na linha de montagem.

Quem esteve no evento pôde acompanhar e testar a solução, demonstrada pelo Desenvolvedor IoT & AI da Macnica DHW, Yuri Marca.

Demonstração da Solução Retrocausal para montagem manual.

Além da solução da Retrocausal, foram apresentadas outras soluções IoT das empresas Termica Solutions, SMC, Pepperl+Fuchs e Festo.

Prêmio ABII 2022

No primeiro dia do evento (29/11), aberto ao público em geral, ocorreu a entrega do Prêmio ABII 2022, que é uma premiação reconhecida nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e a Internet Industrial das Coisas (IIoT).

E nesta edição quem estava concorrendo na etapa final eram as empresas Tupy, MPK, Dexco e Bosch, e a vencedora foi a MPK Equipamentos Industriais, com o case “IoT Salvando Vidas na Operação Ferroviária”.

Um case que retrata a aplicação do IoT tanto em indústrias que utilizam a ferrovia no seu processo fabril, quanto no transporte logístico de cargas através da ferrovia. O case trata da utilização do protocolo MQTT, para monitoramento de equipamentos de waysides ferroviários e o impacto positivo que isso traz.

Já no segundo dia do evento (30/11) a programação foi exclusiva para os associados e contou com Reuniões dos GTs Negócios, Tecnologia e Pessoas; entrega do ABII Hour e uma visita técnica ao Senai São Caetano do Sul.

A segunda edição do ABII Hour teve um desafio proposto pela Embraer com o tema “Estratégia de ganhos para projetos estruturantes na Indústria 4.0”. O projeto foi desenvolvido ao longo de dez encontros pelos GTs da ABII, que analisaram o problema real com base em três pilares: Tecnologia, Negócios e Pessoas, no qual Fabrício esteve envolvido na elaboração do trabalho e relatório final.

Destacamos que a finalização do desafio foi realizada durante o 14º Encontro Nacional ABII, com a entrega do ABII Hour para a Embraer.

Entrega do ABII Hour para a Embraer.

A agenda do evento foi encerrada com a visita técnica ao Senai São Caetano do Sul, onde diversas tecnologias foram apresentadas, dentre elas uma bancada didática 4.0 no OpenLab, totalmente voltada para a temática da Indústria 4.0.

Fabricio durante a visita ao OpenLab no Senai São Caetano do Sul.

Nada melhor do que encerrar o 14º Encontro Nacional ABII conhecendo essa estrutura sensacional que o SENAI de São Caetano disponibiliza para todo o ecossistema da Indústria, apresentando soluções e infra-estrutura de ponta voltada para o estudo, desenvolvimento e aceleração da Indústria 4.0 no país – missão que o SENAI vem desempenhando com maestria”, finalizou o Fabricio.

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que está acontecendo no mercado de IIoT e Indústria 4.0.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!