Identificação de doenças utilizando solução AI BrainTech

Identificação de doenças utilizando solução AI BrainTech

Identificação de doenças utilizando solução AI BrainTech

A tecnologia BrainTech está colaborando para a identificação de doenças em folhas de soja no agronegócio – o projeto da solução AI está sendo realizado pelas empresas Macnica DHW, Embrapa e InnerEye.

Através do uso de Inteligência Artificial (AI) a solução AI da InnerEye é capaz de identificar folhas de soja doentes com ferrugem e oídio, com alta confiabilidade no resultado.

Diferentemente de outras tecnologias AI de identificação de padrões, como doenças, o sistema de rotulagem e treinamento da InnerEye utiliza as informações obtidas diretamente do cérebro do especialista.

Ou seja, através dos sinais de EEG coletados pelo capacete da InnerEye, o software captura informações sobre a presença ou não da doença, assim como o grau de certeza que o especialista teve no momento da decisão, o que chamamos de soft label dos dados.

Pesquisador da Embrapa, Rafael Soares, utilizando o capacete e executando o teste de identificação de doenças.

Essas informações coletadas são então utilizadas para treinar a rede AI, gerando uma solução capaz de identificar plantas doentes por produtores de soja a partir dos seus celulares, tirando fotos das plantas.

Segundo a Embrapa, os custos com a ferrugem asiática, doença identificada pela solução InnerEye, ultrapassa US$ 2 bilhões por safra no Brasil. Sendo assim, um diagnóstico rápido é essencial para minimizar as perdas na produção de soja e é exatamente isso que a solução AI da InnerEye oferece aos produtores.

A solução AI em desenvolvimento pela Macnica DHW, InnerEye e Embrapa está em fase de testes com os produtores e tem potencial para identificação de doenças nas culturas de milho e café.

Leia a matéria completa e entenda todas os detalhes da solução.

Inteligência artificial identifica plantas doentes simulando processo cerebral

Entre em contato conosco para saber como está solução pode ser utilizada no seu processo!