Conectividade celular é essencial para telegestão e rastreamento

Conectividade celular é essencial para telegestão e rastreamento

Conectividade celular é essencial para telegestão e rastreamento

Aplicações que demandam a coleta de dados em campo e envio para a central normalmente utilizam conectividade celular. Esse tipo de comunicação permite que dispositivos IoT sejam utilizados nos mercados de telemetria, telegestão e rastreamento, gerando informações importantes para os processos.

Por que a conectividade celular é importante para esses mercados?

Telemetria veicular

Por meio da conectividade celular, a telemetria veicular realiza a coleta de dados de temperatura, umidade, luminosidade da carga e do próprio veículo. Isso garante que os produtos sejam transportados de forma correta durante todo o trajeto: o que chamamos de cold chain.

[Fonte: Quectel]

Telegestão

Na telegestão, a conectividade celular também é essencial. Um excelente exemplo é a telegestão da iluminação pública, na qual é possível monitorar e controlar de forma remota as lâmpadas.

Com os dispositivos de conectividade celular instalados nas lâmpadas, o sistema é capaz de coletar e transmitir dados para a central, como estado da lâmpada, tensão, potência e eficiência. Com essas informações são gerados relatórios e desenvolvidas ações que deixam o sistema mais eficiente.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto de Telegestão para Cidades Inteligentes que a Macnica DHW está desenvolvendo com a KDL.

 [Fonte: Telit]

Rastreamento veicular

Outra aplicação da conectividade celular é no rastreamento veicular, que mostra em tempo real a localização e o estado do veículo monitorado. Utilizar rastreadores em veículos e cargas aumenta a segurança no transporte dos produtos e possibilita que o gestor providencie novas rotas e até mesmo segurança extra sempre que necessário.

Além dessas aplicações, a conectividade celular está presente em diversos outros dispositivos IoT, como nos controladores de bordo dos tratores, na agricultura de precisão, nos dispositivos de automação comercial (POS), na telemedicina e na geração de energia.

1               Como os dispositivos IoT transmitem os dados por meio da conectividade celular?

Os dispositivos IoT transmitem dados utilizando módulos de conectividade celular de alta qualidade, com certificação Anatelrobustossegurosflexíveis e modulares para a evolução entre os sinais 2G, 3G, 4G, 5G NB-IoT, Cat-M e com ferramentas de fácil e rápida implementação. Além disso, os módulos celulares também possuem outros tipos de conectividade integradas, como Wi-FiBluetooth e geolocalização (GPS, GNSS etc).

No portfólio da Macnica DHW, estão disponíveis os módulos celulares da Quectele da Telit. Com eles, é possível coletar e transmitir dados com segurança e confiabilidade.

Além de fornecer esses módulos celulares de alta qualidade, a Macnica DHW também pode desenvolver o seu dispositivo IoT com conectividade. Com o nosso time de desenvolvedores de software e hardware, o seu produto será desenvolvido, testado e certificado, chegando ao mercado rapidamente.

Clique aqui  e entre em contato com a gente para saber como podemos auxiliar no seu projeto. 

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!