O Carnaval 2023 chegou e a demanda por segurança cresceu

O Carnaval 2023 chegou e a demanda por segurança cresceu

O Carnaval 2023 chegou e a demanda por segurança cresceu

Após um período de restrições aos grandes eventos, o Carnaval 2023 promete agitar todo o país. Com isso, surgem expectativas em relação à movimentação dos aeroportos.

De acordo com a Forbes, o feriado do Carnaval 2023 deve movimentar R$ 8,18 bilhões em receita, o que significa um aumento de 26,9% comparado ao ano passado. Além disso, uma pesquisa da agência de viagem CVC mostrou que a procura por viagens para o Carnaval 2023 teve um aumento de 45% em relação a 2022.

Isso significa que a movimentação nos aeroportos e portos será muito maior nesse período.  Consequentemente, a parte de segurança deverá ser redobrada nesses locais com grande fluxo de pessoas.

1               Como aumentar os níveis de segurança nos aeroportos durante o Carnaval 2023

Os sistemas de segurança de aeroportos e portos possuem centenas e até milhares de câmeras de videomonitoramento. Mesmo em períodos com baixo fluxo de pessoas, é humanamente impossível visualizar tudo que está acontecendo.

Então, como aumentar os níveis de segurança nos aeroportos quando há milhares de pessoas passando por cada câmera, como no Carnaval 2023? A solução é simples: utilizando sistemas de videomonitoramento cada vez mais inteligentes e eficientes, por meio da integração de Inteligência Artificial (AI).

Investir em soluções que minimizem os erros causados pela fadiga visual das telas é essencial em todos os momentos, principalmente quando o fluxo de pessoas é intenso em um determinado local. Uma excelente opção para esses casos é adicionar a solução AI da Icetana aos sistemas de videomonitoramento para identificar e sinalizar situações anormais.

Icetana é um software AI treinado para realizar a detecção de anomalias que pode ser conectado a um sistema de câmeras de segurança de videomonitoramento existente. O sistema oculta da tela principal todas as imagens com situações normais e evidencia todas as situações anormais: isso evita que eventos de risco passem despercebidos devido à fadiga visual da equipe de segurança.

Solução AI da Icetana evidenciando câmeras com situações anormais – Real Time LiveWall

Segurança das bagagens nos aeroportos durante o Carnaval 2023

Outro ponto importante que envolve a segurança de aeroportos durante o Carnaval 2023 é o videomonitoramento das bagagens.  Com mais viagens e um grande fluxo de pessoas, nenhum perigo pode ser ignorado.

Para esse caso, o melhor investimento é a  solução AI da InnerEye, que realiza a avaliação das imagens de até quatro malas por segundo. Essa avaliação é possível pois a tomada de decisão será lida diretamente dos sinais neurais do especialista de segurança. A partir disso, alertas serão rapidamente enviados aos operadores, caso seja necessário abrir e verificar o conteúdo da bagagem.

Outras soluções AI para intensificar a segurança

Além das soluções AI que já citamos,  também destacamos a solução LiveEarth como uma ótima opção para intensificar a segurança durante o Carnaval 2023. Ela é capaz de integrar e sincronizar dados de diferentes fontes num mapa interativo e intuitivo. Com isso, é possível ter uma visão global dos aeroportos e como as condições externas influenciam no seu dia a dia.

Agora que você já conhece algumas soluções AI para otimizar seu sistema de videomonitoramento, que tal saber mais sobre as vantagens de segurança e integração de dados que elas proporcionam? Entre em contato com a gente para saber como podemos auxiliar no seu projeto.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!