Transporte marítimo e a importância da manutenção preditiva

Transporte marítimo e a importância da manutenção preditiva

Transporte marítimo e a importância da manutenção preditiva

O transporte marítimo é um dos mais utilizados para a movimentação de cargas no Brasil. Segundo a revista Portos e Navios, a operação marítima de transporte de cargas realizada em 2022 movimentou cerca de 1,2 bilhão de toneladas. Os dados estimados a partir de estatísticas da Antaq apresentam a relevância das exportações de petróleo, grãos e minério de ferro.

A expectativa para os próximos anos é de crescimento contínuo para esse setor. Por isso, levar inovação e tecnologia para o transporte marítimo não é mais uma opção, é uma necessidade. Para seguir crescendo, a melhor solução é investir na manutenção preditiva.

Manutenção preditiva e o monitoramento de navios

Toda vez que um navio atraca em um porto, uma série de testes devem ser realizados. Muitos deles, são feitos ainda em alto-mar. Esses testes, que têm como objetivo monitorar o estado dos motores em tempo real, exigem um grande esforço humano, o que, além de ser extremamente desgastante, é muito custoso.

Nesse caso, a manutenção preditiva traz muito mais segurança e eficiência para a indústria naval. Por meio de diversas medidas de monitoramento inteligente, essa solução torna o transporte marítimo mais seguro e eficiente.

O uso do sistema Senspider no transporte marítimo

O sistema Senspider é um terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial e machine learning. Essa solução é ideal para aplicações na Indústria 4.0, como é o caso da manutenção preditiva.

A versatilidade da Senspider permite conectar até oito sensores analógicos diferentes, por meio da combinação dos três tipos de cartões de interface disponíveis nos quatro slots da Senspider. Além disso, esse sistema permite o tratamento local dos dados coletados, utilizando algoritmos de inteligência artificial e machine learning, ao mesmo tempo que envia os dados processados para um servidor.

Imagine contar com a Senspider monitorando em tempo integral o motor do navio e mostrando os dados no dashboard do supervisor? Com esse sistema de manutenção preditiva implantado, ao menor sinal de comportamento anormal do motor, o sistema identifica e avisa, possibilitando uma ação rápida que evita incidentes maiores, como a parada do motor, problema que foi registrado em um navio no Porto de Santos.

Quer saber mais sobre a Senspider e conhecer todos os benefícios que ela traz para o funcionamento do transporte marítimo? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!