Importância da manutenção preditiva no ambiente industrial

Importância da manutenção preditiva no ambiente industrial

Importância da manutenção preditiva no ambiente industrial

A produção industrial normalmente trabalha com diversos tipos de substâncias sólidas, líquidas e gasosas que podem afetar nocivamente o ambiente de trabalho. Nesses casos, a manutenção preditiva pode ser uma ótima solução para monitorar em tempo real as condições ambientais e garantir um local saudável.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a exposição a substâncias químicas tóxicas no ambiente de trabalho causa cerca de 1 milhão de mortes anualmente no mundo. O principal motivo é que as condições ambientais são monitoradas com grandes intervalos de tempo. A consequência disso é o risco maior à saúde dos trabalhadores.

Como mudar esse cenário? Uma boa opção é a utilização dos sensores inteligentes da UtterBerry.

1 – Sensores inteligentes para manutenção preditiva

sistema UtterBerry é uma coleção de sensores em miniatura, inteligentes (AI) e de ultrabaixa potência. Esses sensores são capazes de monitorar o ambiente ao seu redor.

O sistema pode ser instalado em ambientes industriais para monitorar complexos inteiros em graus variados. Veja, abaixo, algumas aplicações do sistema de sensores inteligentes da UtterBerry.

  • Monitorar os níveis de emissões de gases no ambiente industrial de forma discreta e segura.
  • Monitorar a temperatura, a umidade e a luminosidade no ambiente industrial. Essas condições ambientais podem variar muito ao longo do dia e expor os trabalhadores a condições de risco.
  • Monitorar a integridade estrutural dos edifícios. Os sensores inteligentes enviam alertas para o responsável pela manutenção e pelos respectivos setores. Esses alertas informam sobre problemas que podem ocorrer no local e que precisam ser resolvidos.
  • Monitorar a densidade e o movimento dos trabalhadores, permitindo uma convergência de dados que melhora drasticamente a segurança geral do local.
  • Utilizando a inteligência artificial, o sistema envia alertas preditivos. Ao longo do tempo, ele aprende a manter a alta precisão do monitoramento. Esses dados coletados podem ser usados para corrigir erros e manter informado todos os aspectos de um local industrial.

Quer saber mais sobre essa solução e como ela pode melhorar o ambiente de trabalho na sua indústria? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!