Importância da conectividade para sistemas de segurança

Importância da conectividade para sistemas de segurança

Importância da conectividade para sistemas de segurança

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese), a conectividade para sistemas de segurança é uma das principais tendências do setor. Para 90% dos entrevistados, a possibilidade de acesso remoto é importante na hora de escolher um sistema de segurança. 

A pesquisa também mostrou que 72% dos usuários de sistemas de segurança utilizam aplicativos em seus smartphones para monitorar e controlar seus sistemas. Todos esses dados demonstram a crescente importância da conectividade para sistemas de segurança.

Por que a conectividade é importante nos sistemas de segurança

A conectividade para sistemas de segurança permite que os sistemas se comuniquem com dispositivos externos, provedores de serviços e/ou usuários finais. Isso é extremamente importante, pois os usuários podem monitorar e controlar os sistemas de segurança de onde estiverem.

Com essa tecnologia, é possível receber alertas em tempo real sobre atividades suspeitas. Consequentemente, os serviços de emergência podem ser notificados de forma mais rápida em caso de incidentes.

Tipos de conectividade para sistemas de segurança

Você já viu os principais pontos que tornam a conectividade para sistemas de segurança tão importante. Agora, que tal conhecer as principais opções para utilizar no seu sistema?

Veja, a seguir, os principais tipos de conectividade que deixam os sistemas de segurança ainda mais eficientes.

Conectividade celular

Os sistemas de segurança podem usar redes celulares para se comunicar com dispositivos externos e centrais de controle. A vantagem da conectividade celular é que ela pode ser utilizada em áreas remotas e não depende de uma conexão de internet fixa.

Além disso, essa opção pode ser mais segura do que as conexões de internet convencionais, pois é criptografada. Assim, as informações são mais difíceis de serem interceptadas.

Conectividade Wi-Fi

Os sistemas de segurança também podem ser conectados a redes Wi-Fi. Isso permite que eles se comuniquem com dispositivos externos, como smartphones e computadores, para que os usuários possam monitorar e controlar os sistemas remotamente.

conectividade Wi-Fi pode ser mais rápida e conveniente do que as conexões de celular. Porém, precisa ser configurada corretamente para não ficar vulnerável a interrupções e problemas de segurança.

Conectividade com fio

Alguns sistemas de segurança também podem ser conectados a redes de internet por meio de cabos de ethernet. Geralmente, a conectividade com fio é mais confiável do que as conexões sem fio, mas pode ser mais difícil de configurar e requer uma conexão física à rede de internet.

A Macnica DHW ajuda você a escolher a melhor opção para o seu sistema

Com tantas opções de conectividade, você deve estar se perguntando qual a melhor para o seu sistema, não é? A escolha dependerá das necessidades específicas de cada sistema de segurança e do ambiente em que ele será utilizado.

É importante considerar os prós e contras de cada tipo de conectividade para sistemas de segurança e garantir que as conexões sejam seguras e confiáveis. Mas, fique tranquilo, pois você não estará sozinho na hora de fazer essa escolha: a Macnica DHW pode ser sua parceira nesse processo.

Com mais de 70 linhas em nosso portfólio, podemos indicar a melhor solução de conectividade para o seu sistema. Clique aqui, entre em contato com a gente e saiba mais sobre as nossas soluções de conectividade para sistemas de segurança.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui.