Kaizen Copilot: inteligência artificial para melhoria contínua

Kaizen Copilot: inteligência artificial para melhoria contínua

Kaizen Copilot: inteligência artificial para melhoria contínua

Nos últimos anos, as ferramentas de inteligência artificial têm tomado cada vez mais espaço em diversos segmentos. Com elas, é possível potencializar a aplicação da Indústria 4.0, mesmo em processos pouco ou nada automatizados.

Uma dessas ferramentas, trazidas com exclusividade pela Macnica DHW para o mercado brasileiro, é a plataforma Pathfinder Apollo. Desenvolvida pela Retrocausal, essa plataforma é capaz de monitorar em tempo real os postos de trabalho de montagem manual e repetitiva. Com isso, podem ser geradas métricas para resolver problemas e tomar decisões mais assertivas.

Vantagens da plataforma Pathfinder Apollo da Retrocausal

A plataforma Pathfinder Apollo da Retrocausal possui algumas vantagens, quando comparada com sistemas de automação industrial convencionais. A principal é a facilidade de adaptação às condições existentes em cada fábrica, por ser pouco ou nada intrusiva na infraestrutura, no layout e nos processos industriais.

Além disso, ao identificar métricas, como o tempo gasto em cada etapa e ciclo e os itens e etapas que apresentam o maior número de erros, a Pathfinder Apollo permite aos gestores da produção:

  • reconhecer as fontes de ineficiência produtiva;
  • implementar medidas de melhoria contínua;
  • tomar decisões mais assertivas;
  • otimizar o processo.

Display exibido na plataforma Pathfinder Apollo da Retrocausal com os alertas para o operador. Fonte: Retrocausal

Kaizen Copilot: nova funcionalidade de inteligência artificial para melhoria contínua dos processos

Recentemente, a Retrocausal adicionou uma nova funcionalidade à sua plataforma de inteligência artificial: o Kaizen Copilot. Para explicar de forma simples, o Kaizen Copilot é uma espécie de ChatGPT para a engenharia de manufatura.

Utilizando um novo modelo de inteligência artificial generativa, chamado LeanGPT, a ferramenta combina características do Lean Six Sigma e do Sistema Toyota de Produção (TPS) para gerar sugestões para a melhoria contínua dos processos de produção manual. Assim, essa nova ferramenta pode:

  • gerar análises e simulações em poucos segundos, o que, normalmente, leva dias ou semanas;
  • auxiliar engenheiros de produção a otimizarem os processos por meio de melhores práticas e métodos de melhoria contínua.

Entenda detalhadamente o funcionamento da ferramenta no vídeo abaixo:

Além de gerar análises, como a Análise de Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA, na sigla em inglês) e análises de risco para obtenção de certificações ISO, o Kaizen Copilot identifica gargalos de produção e possíveis melhorias nas sub etapas do processo, reduzindo o tempo ocioso ou sem valor agregado.

Você possui processos de fabricação manual e quer garantir a qualidade, a eficiência e a melhoria contínua do seu processo produtivo? Quer conhecer outras soluções e tecnologias para a Indústria 4.0? Então, clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer tudo que a Macnica DHW pode oferecer.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.