ADI OtoSense: inteligência artificial para manutenção preditiva

ADI OtoSense: inteligência artificial para manutenção preditiva

ADI OtoSense: inteligência artificial para manutenção preditiva

Nos últimos anos, diversas tecnologias, como a inteligência artificial, têm impulsionado o desenvolvimento e a implementação da Indústria 4.0, principalmente nas áreas de manufatura e qualidade. Recentemente, o setor de manutenção industrial também descobriu que pode se beneficiar dessas inovações.

Como a inteligência artificial é aplicada na indústria

Um dos primeiros passos para a transformação digital da indústria por meio da utilização de inteligência artificial é a coleta de dados sobre o funcionamento de máquinas e equipamentos. A partir disso, podem ser tomadas decisões assertivas, e os processos podem ser otimizados, como é o caso da manutenção preditiva.

Mesmo em pequenas e médias indústrias, o número de motores elétricos e outros equipamentos é grande e o ambiente de operação tende a ser agressivo, com poeira, fuligem e altas ou baixas temperaturas, por exemplo. Por isso, é preciso que os dispositivos de inteligência artificial utilizados sejam robustos e flexíveis e que sejam capazes de realizar comunicação sem fio.

Pensando nisso, a Macnica DHW trouxe ao Brasil com exclusividade a solução ADI OtoSense , que realiza o monitoramento inteligente de motores elétricos.

Sensores inteligentes para motores elétricos da ADI OtoSense

Os dispositivos da ADI OtoSense são pequenos e leves, fáceis de serem instalados e não requerem nenhuma mudança significativa na indústria. Com essa solução, é possível monitorar de forma inteligente motores elétricos trifásicos de 0,5 hp até 700 hp, de baixa tensão. Além disso, os sensores possuem baterias de lítio AA substituíveis, que duram cerca de um ano em sua configuração padrão.

Os sensores inteligentes para motores elétricos da ADI OtoSense são magnéticos, por isso, são capazes de medir:

  • a vibração em dois eixos;
  • a temperatura ambiente;
  • a temperatura da carcaça do motor;
  • as características elétricas do motor.

Dispositivo ADI OtoSense. Fonte: Behance.

Outros pontos importantes sobre o dispositivo da ADI OtoSense:

  • sua comunicação com a internet é feita através do Wi-Fi 2.4 GHz, portanto, não é necessário instalar gateways Bluetooth ou 3G/4G, e possui um alcance superior a 50 metros;
  • possui grau de proteção IP55, que atende a maior parte das aplicações, principalmente nas indústrias de papel e celulose, alimentícia, farmacêutica e automotiva.

Fácil e rápida: veja como é a configuração dos dispositivos ADI OtoSense

A configuração dos dispositivos da ADI OtoSense é totalmente realizada através de um smartphone Android ou iOS que possua uma licença habilitada. A partir daí, basta conectar o dispositivo à rede Wi-Fi existente, preencher as informações sobre o motor e dar início ao processo de aprendizado.

Durante o processo de aprendizado, o ADI OtoSense coleta os dados e os envia para a nuvem, onde são processados através de uma plataforma de inteligência artificial. Em cerca de 7 dias, o dispositivo é capaz de predizer alguns tipos de falhas e, a partir de quatro semanas, tem seu treinamento finalizado e passa a indicar nove tipos de falhas:

  • falhas de potência;
  • variações de resistência do estator;
  • variações de resistência do rotor;
  • deslocamentos do centro de gravidade;
  • problemas de excentricidade;
  • defeitos de rolamentos;
  • problemas de alinhamento da carga conectada;
  • problemas no arrefecimento;
  • problemas de fixação do motor.

Ao exibir as eventuais falhas – e não apenas os parâmetros anormais – aos gestores e supervisores de manutenção, esse dispositivo possibilita que decisões mais rápidas e corretas sejam tomadas, evitando paradas longas para o reparo de defeitos simples.

Plataforma web para monitoramento dos motores elétricos. Fonte: ADI OtoSense.

Como você viu, por meio de uma plataforma web completa e intuitiva, é possível monitorar e gerenciar a manutenção dos motores elétricos da sua indústria de qualquer lugar, inclusive do seu smartphone. Ainda, é possível configurar alertas e notificações para que você seja avisado somente quando for estritamente necessário. Para completar, por meio de uma Interface de Programação de Aplicação (API, do inglês Application Programming Interface), é possível integrar essa solução a um sistema de gestão da manutenção já existente.

Se você possui processos de fabricação manual e quer garantir qualidade, eficiência e melhoria contínua do seu processo produtivo, ou quer conhecer outras soluções e tecnologias para a Indústria 4.0, clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer todas as soluções da Macnica DHW.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui