Conheça os tipos de memórias para projetos eletrônicos

Conheça os tipos de memórias para projetos eletrônicos

Conheça os tipos de memórias para projetos eletrônicos

Imagine um mundo onde os dispositivos eletrônicos não possuem memória. Sem a capacidade de armazenar informações, esses dispositivos seriam apenas cascas vazias, incapazes de reter dados ou executar qualquer função. As memórias desempenham um papel crítico na nossa vida cotidiana, principalmente as memórias para projetos eletrônicos.

Esse tipo de memória é a espinha dorsal que possibilita o funcionamento de tudo, desde smartphones e notebooks até sistemas de entretenimento doméstico e veículos autônomos. Nesse contexto, destacam-se três tipos de memórias para projetos eletrônicos:

  • memória flash;
  • memória DRAM (Dynamic Random-Access Memory);
  • memória SDRAM (Synchronous Dynamic Random-Access Memory).

Cada uma dessas memórias tem suas próprias características e funções únicas, mas todas compartilham uma característica fundamental: a capacidade de armazenar e acessar informações rapidamente.

Principais tipos de memórias para projetos eletrônicos

Memória flash

A memória flash é conhecida por sua durabilidade e pela capacidade de retenção de dados mesmo quando desconectada da energia. É amplamente utilizada em dispositivos de armazenamento portátil, como pen drives e cartões de memória, bem como em unidades de estado sólido (SSDs) para acelerar o desempenho de computadores.

Memória DRAM

A memória DRAM se destaca pela sua velocidade de acesso extremamente rápida. É utilizada, principalmente, como memória principal em computadores, permitindo a execução eficiente de aplicativos e tarefas do sistema.

Memória SDRAM

A memória SDRAM é uma variante da DRAM, que sincroniza sua velocidade de operação com o barramento do sistema, otimizando ainda mais o desempenho. Costuma ser encontrada em módulos de memória usados em desktops e notebooks, contribuindo para a eficiência no processamento de dados e a responsividade do sistema.

Memórias disponíveis no portfólio da Macnica DHW

Cada um dos tipos de memórias para projetos eletrônicos desempenha um papel fundamental nos projetos modernos, garantindo que os dispositivos funcionem de maneira eficaz e confiável. A seguir, conheça alguns tipos de memórias disponíveis no portfólio da Macnica DHW.

Memória Longsys

Longsys, fornecedora líder de memória flash e DRAM, possui soluções de armazenamento para consumidores, projetos eletrônicos, industriais e automotivos. A marca desenvolve e inova continuamente produtos de armazenamento empresarial.

Os produtos da marca Longsys para o mercado de servidores incluem:

  • RDIMM (16 GB e 32 GB);
  • eSATA;
  • eSSD (480 GB a 3,84 TB).

Esses produtos são caracterizados pela estabilidade, confiabilidade e durabilidade. Assim, a Longsys oferece aos clientes uma ampla gama de soluções para atender a diferentes necessidades.

Os principais mercados da Longsys incluem data centers, computação em nuvem, supercomputação e outros setores nos quais o desempenho de alta velocidade e a confiabilidade são fatores importantes. Além das memórias de marca própria, a Longsys possui outras duas marcas de alta qualidade: Foresee e Lexar, que também estão no portfólio da Macnica.

Memória industrial Foresee

A Foresee fornece produtos e soluções de armazenamento eficazes, inovadores e de alta qualidade. Além disso, oferece eMMC e UFS para o mercado automotivo, apresentando alta confiabilidade e excelente qualidade.

Já para o mercado consumidor, a marca oferece SSD XP2000 PCIe4.0 e SSD P709 PCIe3.0 para computadores (PCs), que dispõem de recursos de criptografia e alto desempenho. Vale destacar também que as memórias Foresee SPI NAND Flash, uMCP e LPDDR estão disponíveis para produtos eletrônicos de consumo (como smartphones e produtos de Internet das Coisas), oferecendo uma ampla gama de capacidades e opções de personalização de alta qualidade.

Memórias Lexar

A marca Lexar oferece ótimas soluções para o mercado comercial, como aplicações em fotografia profissional, transferência de dados e armazenamento portátil. Além disso, possui uma ampla gama de cartões de memória para diversos usos.

Para o mercado de jogos e PC, a Lexar oferece o SSD NM800 PRO PCIe4.0 e o UDIMM ARES DDR5 RGB, que possuem desempenho de alto nível. Já para o mercado fotográfico, possui cartões Professional 2000x SDHC™/SDXC™ UHS-II Série GOLD e cartões Professional CFexpress™ Tipo B Série DIAMOND, proporcionando desempenho excepcional.

Clique aqui e saiba mais sobre as memórias Longsys, Foresee e Lexar.

Memórias SkyHigh

As memórias SkyHigh  proporcionam o armazenamento de dados confiável e de alta densidade à linha de produtos flash. Além disso, a marca aplica seu rigoroso processo de qualificação, testes, suporte estendido de temperatura e embalagem à sua linha de produtos SLC NAND.

Dessa forma, as memórias SLC NAND de alto desempenho e alta confiabilidade da SkyHigh incluem duas famílias de produtos padrão que suportam opções ECC de 1 bit e 4 bits. Esses estão disponíveis em densidades de 1 GB a 16 GB.

A SkyHigh oferece produtos SLC NAND com temperaturas operacionais de até 105 °C, encapsulamentos compactos para atender projetos pequenos e possui certificados de padrão de qualidade rigorosos, como o AEC-Q100 para aplicações automotivas.

As memórias Flash NAND são direcionadas especificamente para armazenamento de dados em clusters de instrumentos automotivos e sistemas de infoentretenimento, equipamentos de comunicação, eletrônicos de consumo e automação industrial.

Veja os diferenciais dos produtos SLC NAND:

  • densidade: 1 GB a 16 GB
  • tensão: opções de 3 V e 1,8 V
  • resistência: 100.000 ciclos P/E (típico)
  • retenção de dados: 10 anos (típico)
  • requisitos ECC: opções de 1 bit ou 4 bits
  • largura do barramento: opções x8 ou x16
  • temperatura:
    • faixa de temperatura industrial (-40 °C a 85 °C)
    • faixa de temperatura industrial positiva (-40 °C a 105 °C)
  • encapsulamentos:
    • TSOP de 48 pinos 12 mm x 20 mm
    • BGA de 63 esferas 9 mm x 11 mm
    • BGA de 67 esferas 8 mm x 6,5 mm
  • compatibilidade com Open NAND Flash Interface (ONFI) 1.0
  • qualificação AEC-Q100
  • drivers complementares e Cypress Flash File System (FFS)

Tecnologia SecureNAND™

Para aplicações nas quais a segurança é uma prioridade, a SkyHigh disponibiliza a família de memórias flash SLC SecureNAND™, que fornece recursos de proteção aprimorados. Os produtos de memória flash SLC NAND de commodities fornecem recursos de proteção de blocos voláteis e não voláteis que podem ser usados para proteger o código de inicialização, firmware do sistema e aplicativos.

Com a proteção de bloco volátil, um único bloco ou uma série de blocos podem ser escolhidos para bloquear a área especificada até o próximo ciclo de alimentação. Já com proteção de bloco não volátil, uma gama de blocos ou uma gama expansível de blocos pode ser bloqueada permanentemente. Isso proporciona mais flexibilidade sem a necessidade de se preocupar com limitações no número de blocos que precisam ser protegidos.

Essas poderosas e seguras memórias flash da SkyHigh Memory estão disponíveis em densidades de 1 GB a 4 GB e no encapsulamento BGA de 63 pinos padrão da indústria. Além disso, esses produtos suportam a interface ONFI 1.0 NAND e incluem recursos de proteção de blocos voláteis e não voláteis.

Clique aqui e saiba mais sobre as memórias da SkyHigh.

Memórias Alliance

As memórias SDRAM de baixo consumo da Alliance oferecem eficiência e desempenho para sistemas móveis e embarcados. O portfólio de memórias SDRAM da marca combina baixo consumo de energia com recursos de economia energética para prolongar a vida útil da bateria em dispositivos móveis.

Com a Internet das Coisas e a proliferação de dispositivos móveis nos espaços de consumo, industrial e médico, a Alliance Memory assumiu o compromisso de solidificar a sua oferta de memórias de baixo consumo de energia. Por isso, oferece um portfólio completo de produtos dessa linha em uma ampla gama de densidades e opções de encapsulamentos para atender a alta demanda por essas memórias.

A tabela abaixo exemplifica alguns dos modelos disponíveis no portfólio da Alliance:

Clique aqui e saiba mais sobre as memórias da Alliance.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.